A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, recebeu autorização da Câmara de Vereadores para investir R$ 50 mil na compra de larvicida biológico a ser utilizado no controle do borrachudo.

Projeto solicitando autorização foi aprovado na terça-feira (2) pelo Legislativo e, de acordo com o secretário Marcos Voltolini, a compra do produto BTI (Bacillus Thuringiensis Israelensis), será providenciada nos próximos dias, para ser aplicado durante o ano em pontos estratégicos no interior do município.

Como acontece há mais de 20 anos, a Prefeitura compra o produto e distribui aos agricultores, que fazem a aplicação em ribeirões e riachos em suas propriedades. A iniciativa busca minimizar os transtornos causados aos moradores e até mesmo das pessoas que visitam o interior.

Em 2020, a Prefeitura distribuiu 370 litros do BTI, e que foram aplicados em 70 locais, sob a orientação dos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento.

Este ano, a intenção é comprar 420 litros. O produto utilizado em Jaraguá do Sul é comprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com alta eficiência no controle do mosquito borrachudo.

*Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jaraguá do Sul