Construção da ponte na Barra do Rio Cerro, em Jaraguá do Sul, será retomada

ponte começou a ser construída ainda em 2008 | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Elissandro Sutil

08/08/2019 - 05:08

A Prefeitura de Jaraguá do Sul deve lançar na próxima semana o edital de licitação para as obras de construção da ponte que vai ligar os bairros Barra do Rio Cerro e Rio da Luz.

A estrutura vai conectar a Rua Linda Hornburg Kreutzfeld (perto do Motel Kalahari) à SC-110 e começou a ser construída ainda em 2008, na gestão do ex-prefeito Moacir Bertoldi.

Porém, dois entraves principais acabaram prejudicando a continuidade da obra. Além de problemas no projeto, que havia previsto uma estrutura muito estreita – que poderia represar o rio -, havia a questão da rede de alta tensão de energia elétrica, que estava muito baixa.

O diretor do Instituto Jourdan Otoniel da Silva, aponta que o problema relativo às linhas de alta tensão já foi resolvido ainda na gestão passada, do ex-prefeito Dieter Janssen.

No entanto, o governo anterior enfrentou dificuldades financeiras e não conseguiu retomar a obra. Agora, na atual gestão de Antídio Lunelli, a Prefeitura vai conseguir investir R$ 4 milhões, de recursos próprios.

Segundo o diretor, a estrutura que já foi erguida no local será retirada e todo o trabalho começará do zero.

A expectativa é que a nova ponte reduza o trânsito no cruzamento no início da Rua Bertha Weege, perto da empresa Malwee, funcionando como uma alternativa principalmente para o fluxo que vem de dentro do bairro em direção ao Centro.

Com uma extensão de 70 metros, Silva estima que o prazo médio para a construção de uma obra dessa dimensão fique entre 10 meses a um ano.

Orçamento

Para tocar o projeto, a Prefeitura encaminhou em regime de urgência à Câmara de Vereadores o projeto de lei que abre a dotação orçamentária na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semop) para a obra.

O projeto foi aprovado por unanimidade dos vereadores na sessão de terça-feira (6). O vereador Jaime Negherbon (MDB) ressaltou que a ponte vai ajudar a desafogar o trânsito na região, destacando que há muito tempo o poder público estuda essa construção.

O presidente da Câmara Marcelindo Gruner (PTB), afirmou que a obra só vai ser realizada por conta da economia que a Prefeitura conseguiu fazer nesses dois anos e meio.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger