Consórcio do Sul de SC conhece modelo de reciclagem de Jaraguá do Sul

Foto: Sérgio Luiz/Samae

Por: Elissandro Sutil

25/06/2021 - 14:06 - Atualizada em: 25/06/2021 - 14:22

Técnicos do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul (Cirsures), que abrange as cidades de Cocal do Sul, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga, no Sul de Santa Catarina, visitaram o Samae de Jaraguá do Sul na manhã desta sexta-feira (26).

Eles vieram conhecer como é desenvolvido o programa de reciclagem de resíduos sólidos do município.

Foto: Sérgio Luiz/Samae

O gerente de projetos do Consórcio, Lindomar Caciatore Júnior, disse que o grupo ficou sabendo do trabalho desenvolvido em Jaraguá do Sul através das redes sociais. “E decidimos conhecer de perto esse case de sucesso”, afirmou.

Ele veio acompanhado do assessor jurídico, Roger Concer e da engenheira ambiental, Graziela Bolan.

O grupo elogiou a estrutura do Samae e ressaltaram que a visita foi importante, tanto para conhecer o sistema quanto para levar ideias que poderão ser aplicadas pelo consórcio.

“O desafio do Cirsures é aumentar os níveis da coleta seletiva já implantado, seja através de cooperativa ou outra forma de gestão, desde que apresente bons resultados com custo justo”, acrescentou Lindomar.

Os sete municípios que integram o Cirsures representam uma população de 120 mil pessoas, metade delas é atendida com a coleta de resíduos sólidos.