Conheça o Cabo Daciolo, o candidato a presidente que nasceu em Florianópolis

Cabo Daciolo nasceu em Florianópolis mas é radicado no Rio de Janeiro | Foto/Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

13/08/2018 - 06:08 - Atualizada em: 13/08/2018 - 08:21

Ele nasceu em Florianópolis, mas não pode ser chamado de manezinho. Benevenuto Daciolo Fonseca dos Santos, Cabo Daciolo, é o candidato do partido Patriota à presidência da República e começou a ficar mais conhecido nacionalmente depois do primeiro debate entre os postulantes ao Palácio do Planalto, que aconteceu na noite de quinta-feira, pela Rede Bandeirantes.

Leia mais: SC tem mais de 1 mil agentes públicos com contas irregulares

O candidato do Patriota começou a ficar conhecido após liderar a greve dos Bombeiros no Rio. Razão, inclusive, que fez com que o PSOL o convidasse para integrar os quadros da legenda.

Do PSOL, Daciolo foi expulso porque feriu a concepção da legenda ao apresentar Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que alterava o parágrafo da Constituição que diz que “todo o poder emana no povo” para “todo o poder emana de Deus”.

Protagonista no primeiro debate

O estilo enérgico e as muitas menções a Deus serviram para Daciolo se destacar primeiro debate presidencial dessa eleição. Segundo os dados do Google Trends, o deputado foi o participante que mais cresceu nas buscas na internet. Guilherme Boulos (PSOL) foi outro nome que capitalizou bastante com sua participação no debate, já Marina (Rede) e Alckmin (PSDB) ficaram na lanterna no índice de pesquisa.

Antes da transmissão da Band ser iniciada, Jair Bolsonaro praticamente monopolizava as buscas no google, com 70% do total. Porém, ao final do debate, sua porcentagem caiu para 25%, quase empatado com Cabo Daciolo, que saiu de 1% para 22%.

Ciro Gomes e Guilherme Boulos também foram nomes bastante procurados, e chegaram aos 14%. Por outro lado, Marina Silva e Geraldo Alckmin, candidatos dos mais antigos no pleito, dividiram a lanterna, com míseros 4%.

Discurso religioso do Bombeiro que virou Pastor

Pastor evangélico e ex-Bombeiro, o parlamentar aposta no discurso religioso. Recentemente, protagonizou episódio em que “profetizou” para que a colega, deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), que é cadeirante, voltasse a andar.

No episódio, ele pega a Bíblia lê um versículo e dispara: “Eu quero aqui, diante de todos, profetizar a cura da deputada Mara. Eu creio que aquela mulher vai levantar da cadeira e vai começar a andar”, disse. A deputada segue tendo que recorrer à cadeira de rodas para seu deslocamento.

Benevenuto Daciolo Fonseca dos Santos é casado com Cristiane Daciolo e pai de três filhos. Já se posicionou contrário à legalização do aborto e à ideologia de gênero.

“Digo sim à família tradicional brasileira, ao patriotismo, ao nacionalismo, ao civismo e ao compromisso com Deus”, disse o presidenciável.

O candidato garantiu que, se eleito, vai investir em educação, ciência, tecnologia e inovação. Ele criticou a redução de verbas para essas segmentos. “Estão tirando dinheiro da educação. O pouco que entra, ainda querem tirar”.

Daciolo defende mais investimentos em educação e segurança por considerar áreas essenciais para o crescimento do país.

Se eleito, o Brasil poderá ver se suas idéias correspondem aos fatos.

Quer receber as notícias no WhatsApp?

Notícias no celular

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.