Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Congresso deve cobrar embaixada dos EUA explicações sobre tratamento aos deportados

Foto: GOV AM/DIVULGAÇÃO

Por: Pedro Leal

28/01/2025 - 18:01

O Congresso Nacional decidiu cobrar a representação americana sobre o tratamento dado aos brasileiros deportados; o atual presidente da Comissão sobre Migrações e Refugiados do Congresso, o deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE) afirmou que acionará a embaixada e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos para tratar do tema.

As informações são da coluna de Igor Gadelha, no portal Metrópoles

“Nosso papel agora, como representantes do Congresso Nacional, será acolher, garantir o tratamento adequado aos brasileiros, além de cobrar respeito, denunciando e dando visibilidade ao caso em âmbito mundial”, disse Gadêlha.

Na segunda-feira (27), o Itamaraty convocou o encarregado de Negócios da embaixada dos Estados Unidos, Gabriel Escobar, para explicar o que considerou como “distúrbios” na última deportação de brasileiros.

Escobar foi ouvido no Itamaraty pela secretária de Assuntos Consulares, embaixadora Márcia Loureiro; ele afirmou que os deportados já viajaram algemados em voos anteriores e que esse é um procedimento adotado pelos americanos. Ele prometeu apurar as denúncias de violação de direitos humanos.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).