O Congresso dos Estados Unidos certificou formalmente a vitória do presidente eleito Donald Trump nesta segunda-feira (6). Com a certificação, Trump deve tomar posse dia 20 de novembro.
As informações são da Reuters.
A certificação dos resultados nos 50 estados e no Distrito de Colúmbia ocorreu em uma cerimônia breve e formal durante uma sessão conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado.
A cerimônia foi presidida pela democrata Kamala Harris, derrotada no pleito, atuando em sua função de presidente do Senado por ser a vice-presidente dos EUA.
A sessão conjunta do Congresso prosseguiu mesmo com uma tempestade de inverno sobre a capital do país, com forte neve; o congresso confirmou as conclusões preliminares de que Trump obteve 312 votos no Colégio Eleitoral, contra 226 de Kamala.
Os republicanos tem maioria no Senado e uma pequena vantagem na Câmara após as eleições de novembro. Com isso, Trump tem o apoio partidário para implementar sua agenda planejada, que incluem cortes de impostos e repressão a imigrantes que vivem no país ilegalmente.
Os democratas não tentaram bloquear a certificação da vitória de Trump.