Confira os principais assuntos abordados na sessão da Câmara de Jaraguá nesta quinta

Por: OCP News Jaraguá do Sul

15/09/2017 - 07:09 - Atualizada em: 15/09/2017 - 12:03

Estes foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores de Jaraguá do Sul na sessão ordinária desta quinta-feira (14) na Câmara.

SINALIZAÇÃO E PONTO DE ÔNIBUS

O vereador Eugenio Juraszek (PP) também agradeceu ao diretor de Trânsito pela colocação de placas de sinalização para redução de velocidade na rua Bertha Weege, no bairro Barra do Rio Cerro. Conforme seu relato, o local tem uma curva muito perigosa e é revestido de paralelepípedo, oferecendo um terreno escorregadio aos veículos.

Juraszek também agradeceu a Riegel pelo abrigo de passageiros implantado na rua 25 de julho, em frente à rua Oswaldo Glatz. “Essa era uma solicitação antiga e esperada pelos moradores do residencial Jardim das Mercedes”, afirmou.

REPRESENTAÇÃO AO IPHAN

Celestino Klinkoski (PP) agradeceu à presidência da Câmara por ser indicado do Legislativo para participar da Comissão de Revisão da Portaria 69/2013 do Iphan, que trata do tombamento histórico do Rio da Luz. Klinkoski pretende ajudar na revisão da portaria e assim tentar desburocratizar algumas demandas daquela sociedade.

Vereador Celestino Klinkoski | Foto Divulgação/OCP

Klinkoski ainda convidou os demais vereadores e a comunidade para a Festa de Rei e Rainha da Sociedade Guarani no bairro Rio da Luz, neste sábado (16) às 18h. E, no domingo, para a Festa de Rainha na Sociedade de Atiradores Ribeirão Grande da Luz. Eugênio Juraszek ressaltou a qualidade das festas, especialmente esta última que, segundo ele, conta com uma excelente gastronomia.

SAÍDA DE SECRETÁRIO

Arlindo Rincos (PSD) lamentou a saída do secretário de Planejamento e Urbanismo, Ivaldo Kuczkowski, da pasta. Rincos salientou que o secretário estava fazendo um bom trabalho. Kuczkowski pediu exoneração do cargo no dia 29 de agosto e alegou questões pessoais para deixar o posto. Rincos disse que espera que o próximo secretário continue o bom trabalho iniciado pelo antecessor.

FESTA DA COMUNIDADE APÓSTOLO TIAGO

Isair Moser (PSDB) convidou os demais vereadores e a população para a festa da Comunidade Apóstolo Tiago, no bairro Czerniewicz. Será no próximo domingo (17), com culto religioso às 10h e churrasco, às 11h30. A comunidade fica na rua Roberto Ziemann, 1.554.

HOSPITAIS EM CRISE

Anderson Kassner (PP) propôs um requerimento para que o diretor geral do Hospital São José, Maurício Souto Maior, compareça na Câmara a fim de relatar as dificuldades enfrentadas pela instituição. Kassner vê dificuldades dos hospitais do município em angariar recursos. O vereador sugeriu que uma moção de apelo seja feita ao prefeito Antídio Lunelli (PMDB) pedindo mais recursos para os hospitais. “Vejo um número muito grande de pessoas no pronto-socorro esperando por atendimento. O problema é sério e a ideia é fazer uma moção ao prefeito e solicitar algum recurso para esses hospitais”, argumentou.

O presidente da Câmara, Pedro Garcia (PMDB), lembrou que o governo estadual também prometeu uma ajuda de R$ 300 mil por mês e que a Secretaria de Saúde do Estado ainda deve mais de dois milhões aos hospitais do município.

RADARES POR LOMBADAS

Vereador Jaime Negherbon | Foto Divulgação/OCP

Jaime Negherbon celebrou a troca dos radares de 40 km/h por lombadas físicas, algo que ele já havia defendido na tribuna da Casa. Negherbon ainda lembrou que quando assumiu como prefeito, no mandato passado, por 15 dias, autorizou a implantação de 15 lombadas. O parlamentar assegurou que esse é o caminho a ser seguido, pois as lombadas físicas dão mais segurança aos condutores, além de acabar com a aplicação de multas.

Jackson de Ávila disse estar feliz pela mudança e parabenizou o diretor de Trânsito Irio Riegel pela ação.

DIA DOS DESBRAVADORES

Marcelindo Grunner (PTB) homenageou o Clube de Desbravadores pelo seu dia, comemorado neste sábado (16). O Desbravadores é um programa da Igreja Adventista do 7° Dia e estão presentes em mais de 160 países com mais de dois milhões de participantes. Em Jaraguá do Sul, atualmente, são cinco clubes com 250 crianças e adolescentes. Grunner destacou os valores pregados pelo clube, como o respeito, o companheirismo e a reverência a Deus, e parabenizou a entidade pelo trabalho na formação dos jovens.

A sessão completa pode ser conferida no canal da Câmara:

*Com informações da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul