Confira a lista de prefeitos eleitos em Jaraguá do Sul e cidades da região

Fotos: Divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

08/10/2024 - 06:10 - Atualizada em: 08/10/2024 - 10:21

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

As eleições municipais realizadas no domingo (6) correram com tranquilidade em Jaraguá do Sul. O juiz da 17ª Zona Eleitoral, Samuel Andreis, informou que foram pouquíssimas as ocorrências. “Não tivemos nenhuma situação de pessoa presa e os eleitores e candidatos, no geral, seguiram todas as regras da legislação eleitoral. Alguns casos muito pontuais de propaganda irregular serão apuradas pelo Ministério Público, pois é uma situação criminal”. Ainda de acordo com o magistrado, houve algumas situações de veículos colocados irregularmente com propaganda, que também foram retirados e vão ser objeto de apuração de eventual conduta criminal. “No mais, a eleição correu dentro do esperado”, finalizou Andreis.

Cerca de 200 mil eleitores foram às urnas em Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Corupá e Massaranduba. O horário de votação ocorreu das 8h às 17h e por volta das 20h a apuração dos votos já estava concluída nas cinco cidades. Veja a seguir quem são os prefeitos eleitos em cada um desses municípios:

Jaraguá do Sul

Jair Franzner e João Pereira tiveram 53.644 votos, o equivalente a 58,14% | Foto: Gabriel Minel

 

O industrial Jair Franzner (MDB), 64 anos, foi eleito para a Prefeitura de Jaraguá do Sul com 53.644 votos (58,14%). Ele tem como vice o empresário João Pereira (PSDB). Franzner declarou que o resultado já era esperado. “A gente vinha acompanhando as pesquisas e sabíamos que, com a margem de erro, teríamos entre 56% e 60% dos votos. Penso que isso é um retorno da nossa população ao trabalho que foi feito durante o mandato e que daremos continuidade daqui para a frente”.

Jair ingressou na vida pública em 2020 quando foi eleito vice-prefeito de Jaraguá do Sul. Com a renúncia do então prefeito, Antídio Lunelli (MDB), que se afastou para concorrer a deputado estadual, ele assumiu a Prefeitura em abril de 2022.

Guaramirim

Adriano Zimmermann e Dênis Lunelli comemoram a vitória em Guaramirim | Foto: Divulgação

 

O empresário Adriano Zimmermann (PL), 58 anos, concorreu com chapa pura e foi eleito prefeito de Guaramirim com 12.369 votos (50,99%). O vice é o também empresário, Dênis Lunelli.

Ao celebrar a vitória, Zimmermann agradeceu o apoio recebido. “Agradeço a todos, especialmente aos vereadores que nos ajudaram muito. Nós somos um time preparado para assumir a Prefeitura, com uma administração voltada para as pessoas e vamos colocar Guaramirim no lugar que ela merece. O Dênis Lunelli também foi fundamental para esta vitória. Tenho que agradecer a ele também. E como nós prometemos, ele vai ser um vice-prefeito atuante”, afirmou.

O prefeito eleito de Guaramirim também mandou um recado para a oposição.”Terminou a eleição e a nossa proposta agora é Guaramirim. Todos somos guaramirenses e vamos fazer o melhor para esta terra, contando com o apoio dos nossos deputados, do nosso governador e dos nossos senadores”, finalizou.

Corupá

Nininho (à direita) e o vice Felipe Rodrigues se elegeram com 42, 81% dos votos | Foto: Divulgação

 

O comerciante Nininho Eipper (Novo), 70 anos, foi eleito prefeito de Corupá com 4.106 votos (42,81%). Ele tem como vice o professor Felipe Rodrigues (PSDB). Natural de Corupá, Nininho foi vereador na cidade entre 2013 e 2016, presidiu a Câmara e já havia concorrido a prefeito no município nas eleições de 2016.

Ele agradeceu à equipe que se mobilizou durante toda a campanha que resultou na sua eleição. “A conquista que obtivemos se deve à mobilização de todos que querem a mudança em nosso município”, afirmou Nininho, destacando que o partido Novo tem ideias inovadoras acerca da gestão pública. “Queremos formar uma equipe com pessoas capacitadas, que realmente tenham mérito e conhecimento técnico, não somente por indicação política. Com isso, reduziremos custos e aumentaremos a eficiência da gestão pública”, concluiu.

Schroeder

Jair Bridaroli e Adriano Kath receberam 34,03% dos votos em Schroeder | Foto: Divulgação

 

O administrador Jair Bridaroli (PL), 55 anos, foi eleito prefeito em Schroeder com 3.816 votos (34,03%). Ele tem como vice Adriano Kath (PRTB). Natural de Jaraguá do Sul, Bridaroli já concorreu a prefeito de Schroeder em duas oportunidades: em 2016, quando obteve 1.402 votos, e em 2020, quando recebeu 2.237 votos.

“É com muita alegria que chegamos até aqui, fazendo uma campanha limpa, honesta, sem atacar ninguém, e sempre buscando apresentar nossas propostas da forma mais clara possível. Agradeço imensamente a todos os moradores de Schroeder que nos receberam em suas casas. Vamos juntos continuar construindo uma Schroeder melhor!”, declarou o prefeito eleito.

Massaranduba

Moacir Kasmirski (à direita) e Ilmar Saplinski foram eleitos com 6.717 votos | Foto: Divulgação

O empresário Moacir Kasmirski (União Brasil), 61 anos, foi eleito prefeito de Massaranduba com 6.717 votos (63,55%). Ele foi vereador na cidade em duas legislaturas. Nas eleições deste ano concorreu ao Executivo com chapa pura e tem Ilmar Saplinski como vice.

Kasmirski afirmou em entrevista ao OCP que uma das principais demandas da cidade atualmente é com relação à água. “Nós, hoje, temos falta de água em Massaranduba. Fazem 30 anos que foi feita a última caixa d’água e, de lá para cá, não foi feito mais nada. A caixa permanece sendo a mesma, aumentou a população e a água já não é suficiente. Além disso, a captação da água se localiza abaixo de um lixão. Não se admite que em 30 anos não foi mudada essa captação. Agora, a gente vai fazer uma autarquia para fornecer água de qualidade à população de Massaranduba. Este será o nosso primeiro projeto. Também vamos fazer um conselho administrativo para que as pessoas ajudem a governar Massaranduba – vereadores, empresários e quem quiser participar. Isso será feito por meio de Projeto de Lei para que esse conselho seja mantido, para que possamos ter um governo contínuo”, declarou.

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.