Comissão é criada para reivindicar delegacia da PF em Blumenau

Por: OCP News Jaraguá do Sul

21/03/2019 - 18:03 - Atualizada em: 21/03/2019 - 19:35

Um comitê foi instalado no âmbito do Fórum Municipal de Segurança Pública para intermediar, junto aos órgãos competentes, o pedido por uma delegacia da Polícia Federal (PF) em Blumenau.

Criado a partir de uma sugestão do vereador Sylvio Zimmermann (PSDB), o grupo reunirá representantes da Acib (Associação Comercial de Blumenau), Ampe (Associação das Micro e Pequenas Empresas), polícias Civil e Militar, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança).

Uma delegacia da PF traria para Blumenau um reforço nas forças de segurança, inibindo a prática de crimes, além de serviços como emissão de passaportes, atendimento a imigrantes, plano de segurança bancário e liberação de produtos químicos controlados.

Segundo Zimmermann, das 30 delegacias da PF implantadas no Sul do Brasil, apenas sete estão em Santa Catarina. Ele destaca que Blumenau é a única cidade em toda a região, com mais de 350 mil habitantes, que não tem uma sede do órgão.

Ainda de acordo com o vereador, dados informais indicam que aproximadamente 60% dos inquéritos instaurados na delegacia de Itajaí, a mais próxima da cidade, são da região do Médio Vale do Itajaí. “Acreditamos também que o número de passaportes emitidos para essa região ultrapasse os 50% do volume total”.

Um dossiê com as informações será encaminhado para autoridades como o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Leite Valeixo, além da bancada catarinense no Congresso Nacional.

*Com informações da assessoria de imprensa

Quer receber as notícias no WhatsApp?