Comissão de Educação discutirá Programa Universidade Gratuita em reunião nesta terça-feira (20)

FOTO: Reprodução/TVAL

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

20/06/2023 - 10:06 - Atualizada em: 20/06/2023 - 12:38

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) realizará uma reunião extraordinária virtual nesta terça-feira (20), às 19h. O objetivo do encontro é discutir as três proposições legislativas em tramitação na Alesc que buscam viabilizar a implantação do Programa Universidade Gratuita.

A presidente do colegiado, deputada Luciane Carminatti (PT), solicitou a realização da reunião, que foi aprovada por unanimidade na tarde desta segunda-feira (19).

A deputada Luciane Carminatti afirmou que serão convidadas entidades representativas de professores, estudantes, instituições de ensino superior beneficiadas pelo programa e o governo estadual para participarem da reunião. Ela ressaltou a importância de ouvir todas essas representações, destacando que a comissão está cumprindo seu papel.

“Vamos ouvir todas essas representações e com isso estamos desempenhando o papel da comissão”, disse Luciane. “Esse programa tem importância para a educação catarinense, para as finanças do Estado, para o futuro do Estado. Não podemos aprovar uma matéria dessas sem ouvir oficialmente as instituições envolvidas”.

O Programa Universidade Gratuita tem como objetivo conceder bolsas de estudo nas universidades comunitárias. O governo do Estado pretende oferecer, a partir do segundo semestre deste ano, até 30 mil vagas gratuitas em cursos de graduação para estudantes catarinenses nas universidades da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).

Até 2026, o número de vagas deve chegar a 75 mil, representando um investimento de até R$ 1,2 bilhão.

Notícias no celular

Whatsapp