Comissão da Represa pede apoio para estudo no Rio Itapocu à Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável

Foto: Divulgação/Avevi

Por: Elissandro Sutil

01/07/2021 - 13:07

A Comissão da Represa de Guaramirim, formada pelos vereadores da Avevi, Amvali e Comitê Itapocu, esteve reunida nesta quarta-feira (30) com o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável Luciano José Buligon e com o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) Fábio Zabot Holthausen, em Florianópolis.

O grupo pediu apoio na liberação dos recursos necessários para realização da Avaliação da Biodiversidade Aquática da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu.

Os membros da comissão, coordenados pelo vereador Osmair Gadotti, autor da proposição, fizeram a apresentação do projeto juntamente com a Univille, que será a executora.

Foi ressaltada a necessidade deste estudo, que seja realizado prioritariamente um levantamento de dados primários da biota aquática, para a compreensão da diversidade, interações ecológicas entre as comunidades aquáticas indicando possíveis bioindicadores de qualidade ambiental.

Holthausen disse que agora este projeto será analisado pela secretaria, que vai identificar a fonte de recursos e a possibilidade jurídica de atendimento a este tema proposto.

O secretário Luciano Buligon declarou que recebe o projeto com entusiasmo, porque busca o resgate de uma importante bacia, de uma região que cresce economicamente e se preocupa com o meio ambiente.

Da Comissão da Represa participaram: Osmair Luiz Gadotti de vereador de Jaraguá do Sul, : Benjamin Tamanini de Corupá, Matias Tomczak vereador de Guaramirim, Everaldo Manoel Coelho vereador de Schroeder, a vice-reitora da Univille Therezinha Maria Novais de Oliveira, Kaethlin Katiane Zeh, representante do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu. Estiveram presentes também os vereadores: Maria Santin Camello de Jaraguá do Sul, Ezequiel Ramalho Bezerra de Souza, Nilson Bylaardt, suplente João Meurer de Guaramirim.