A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Joinville aprovou um pedido de prioridade para a busca de recursos estaduais e federais para a implantação de um programa de equoterapia no município.
A solicitação foi apresentada pelo vereador Pastor Ascendino Batista (PSD) na quarta-feira (3), após uma apresentação de representantes do Esquadrão Montado da Polícia Militar de Santa Catarina, que detalhou um projeto para utilizar cavalos da corporação em terapias assistidas.
O Major André Marques da Rosa explicou que o projeto foi idealizado em Joinville ainda em 2013, mas foi interrompido após a falência da empresa responsável pela obra do espaço. Para concluir a estrutura, é necessário um investimento de R$ 1,2 milhão, além de custos operacionais mensais.
O oficial destacou que a PM já possui cavalos com o perfil comportamental adequado e que, desde a edição da Lei Federal 18.664/2023, que regulamenta a prática da equoterapia em todo o país, o projeto sofre revisões para atender aos requisitos de segurança e à exigência de equipe multiprofissional.
Durante a apresentação, o Sargento Denilson Alves detalhou os benefícios da equoterapia, que auxilia na recuperação motora de pacientes, gera estímulos a partir do movimento do cavalo e pode beneficiar pessoas com transtorno do espectro autista, lesões ou necessidades de reabilitação, além de favorecer a socialização.
A moção aprovada pela comissão, que terá prioridade de votação no Plenário, apela por emendas parlamentares de deputados estaduais, federais e senadores.