Com comissões formadas, projetos começam a ser analisados na Câmara de Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

05/02/2021 - 05:02

Com a definição da composição das comissões permanentes da Câmara de Jaraguá do Sul na primeira sessão do ano e do mandato 2021 /2024, que ocorreu na terça-feira (2), agora os vereadores podem iniciar a análise de projetos tanto de autoria do Executivo quanto do Legislativo.

A composição levou em conta a votação de cada partido nas eleições de 2020. Segundo o artigo 28, §1º, da Lei Orgânica Municipal, é previsto que, “em cada comissão será assegurada, quando possível, a representação proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da Câmara”.

Com isso, os partidos MDB, Novo e PP teriam direito de compor ao menos duas comissões cada, sendo que PSD, PSL, PSDB e Podemos estariam em uma comissão cada.

Sendo assim, fazem parte da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, os vereadores Luis Fernando Almeida (MDB) como Presidente, Jair Pedri (PSD) vice e Jonathan Reinke (Podemos) membro.

A Comissão de Finanças e Orçamento também é presidida por Almeida, sendo composta também pelo vice Anderson Kassner (PP) e pelo membro Jeferson Cardozo (PSL).

Já a Comissão de Transporte, Obras, Agricultura, Indústria e Comércio, Meio Ambiente e Serviços Públicos é composta por Osmair Luiz Gadotti (MDB) como presidente, Ademar Braz Winter (PSDB) vice e Rodrigo Livramento (Novo) membro.

Na Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Saúde e Assistência Social ficaram os vereadores Jonathan Reinke (Podemos) presidindo o grupo, Sirley Maria Schappo (Novo) como vice-presidente e Nina Santin Camello (PP) como membro.

Definidos os integrantes das comissões também na Câmara de Guaramirim

A primeira sessão da Câmara guaramirense que aconteceu no começo da semana também contou com a formação das seis comissões técnicas da Casa que ficaram definidas assim:

– Comissão de Legislação, Justiça e Redação: Ezequiel de Souza (DEM), Osvaldo Barbosa (PP) e Gerson Peixer (PSD);

– Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização: Tiago Stoinski (PP), Maria Rosana (PSD) e Ezequiel de Souza (DEM);

– Comissão de Educação, Cultura e Bem Estar Social: Maria Rosana (PSD), Tiago Stoinski (PP) e Jaime Decker (MDB);

– Comissão de Urbanismo e Obras Públicas: Tiago Stoinski (PP), Ezequiel de Souza (DEM) e Nilson Bylaardt (MDB);

– Comissão de Serviço Público: Osvaldo Barbosa (PP), Gerson Peixer (PSD) e Jaime Decker (MDB);

– Comissão de Defesa do Cidadão: Osvaldo Barbosa, Ezequiel de Souza (DEM) e Nilson Bylaardt (MDB).

“É preciso de união para enfrentar a crise”

O prefeito de Jaraguá do Sul Antídio Lunelli (MDB) acompanhou na tarde de quinta-feira (4) da visita do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao Estado para entrega de 225 veículos das estruturas de mobilidade dos Sistemas Únicos de Assistência Social a cidades de SC.

O evento aconteceu na Academia da Polícia Rodoviária Federal, em Florianópolis. Conforme Lunelli informou em seu Instagram, onde postou fotos ao lado do presidente, Jaraguá foi beneficiada com um veículo que será repassado para a Apae. Em sua conversa com Bolsonaro, Lunelli comentou que o desenvolvimento do Brasil é prioridade e para isso é preciso combater com eficiência o coronavírus.

O prefeito disse ainda ao presidente que neste momento é preciso de união para enfrentar a crise e que a política deve ficar em segundo plano. Na última eleição para o governo do Estado, Bolsonaro queria que Lunelli fosse candidato a governador, mas na época não foi possível. Agora, o nome de Antídio é ventilado como futuro candidato no Estado inteiro.

Lunelli (D) acompanhou a visita de Bolsonaro na quinta-feira (4) ao Estado | Foto: Divulgação

 

CURTAS

Líder de governo

Conforme a Coluna já havia adiantado na semana passada, o vereador Luís Fernando Almeida (MDB) foi indicado como líder do governo na Câmara. A comunicação ao Legislativo foi feita esta semana por meio de ofício do prefeito Antídio Lunelli (MDB) à Casa. Almeida será responsável por fazer a articulação política entre os vereadores e o prefeito Lunelli e sua equipe.

Agentes penitenciários

O vereador Jeferson Cardozo (PSL) apresentou na sessão de quinta-feira (4) da Câmara jaraguaense, pedido de moção de apoio da Casa ao governador do Estado Carlos Moisés (PSL) e ao secretário da Administração Prisional e Socioeducativa Antônio Soares De Lima, para que sejam chamados os candidatos que passaram para o cargo de agente penitenciário no concurso público 001/2019 e que assim sejam convocados para compor o cadastro de reserva.

Necessidade

Nas suas considerações da moção, o vereador Jeferson destaca o baixo efetivo no setor prisional no Estado, a questão da aposentadoria de agentes penitenciários sem a substituição por outros e ainda ressalta o fato de Jaraguá ser referência no quesito segurança prisional efetiva e para continuar mantendo a qualidade e o bom desempenho dos serviços prestados pelos profissionais da segurança prisional, bem como, garantir a manutenção da segurança no município.

Praça

Já a vereadora Nina Santin (PP) encaminhou na mesma sessão pedido de informação para a Prefeitura de Jaraguá sobre a contratação da empresa Engeder Engenharia e Arquitetura para elaboração do projeto para a obra de revitalização da praça Ângelo Piazera em 2019.

Trabalhos na Alesc

No retorno das atividades da Assembleia Legislativa de SC (Alesc), na segunda-feira (1º) o deputado Vicente Caropreso (PSDB), único deputado estadual eleito pela região de Jaraguá, afirmou que uma de suas prioridades será trabalhar nas demandas dos municípios e em prol do atendimento da saúde da população para garantir agilidade no processo de imunização contra a Covid-19.

Desafios

Segundo Caropreso, 2021 será um ano de grandes desafios sendo um dos maiores garantir o amplo acesso à vacina contra a Covid-19 para salvar vidas, e também é o único remédio para a crise econômica e para que a vida volte ao normal. O deputado deve permanecer à frente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Ontem o deputado solicitou que a Comissão de Saúde da Alesc convide o secretário de Estado da Saúde André Ribeiro, para dar explicações aos parlamentares sobre o andamento do plano de imunização contra a Covid-19 em SC.