O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, fez nesta quarta-feira (13) sua primeira visita à Casa Branca em quatro anos, para uma reunião com o atual presidente, Joe Biden.
As informações são da Reuters.
O encontro no Salão Oval durou quase duas horas e não houve declarações à imprensa após o seu término.
Governo federal decreta GLO no Rio para Cúpula de Líderes do G20
A reunião é parte da tradição na política norte-americana e marca o início da transição entre governos; Segundo Trump, a transição deve ser o mais suave o possível. “Bem-vindo, bem-vindo de volta”, disse Biden, que também disse se comprometer com transição suave.
Os dois, que chegaram a se enfrentar em um debate eleitoral em junho deste ano, antes de Biden desistir da corrida à Casa Branca, se cumprimentaram e sorriram.
Ao ser derrotado em 2020, Trump se recusou a receber Biden.
Vitória de Trump pode abrir mercado a exportações de SC, diz Fiesc
Antes da reunião com Biden, Trump discursou para parlamentares republicanos no Capitólio. No discurso, explicou aos aliados as prioridades para o primeiro dia de governo e elogiou o desempenho dos legisladores. “Não é legal vencer? É legal vencer. É sempre legal vencer”, disse Trump aos deputados. “A Câmara se saiu muito bem.”
Em 2016, após sua primeira vitória nas eleições nos EUA, Trump foi recebido pelo então presidente, o demorata Barack Obama, no Salão Oval e chamou o encontro de “uma grande honra”.