Chuvas repercutem e deputados cobram recursos para Defesa Civil

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Pedro Leal

05/10/2023 - 08:10 - Atualizada em: 05/10/2023 - 08:12

As chuvas intensas que atingiram Santa Catarina repercutiram na Assembleia Legislativa, na sessão desta quarta-feira (4). Os deputados trouxeram informações sobre as ocorrências registradas no estado e cobraram mais recursos para a Defesa Civil.

Mário Motta (PSD) e Mauricio Eskudlark (PL) relataram problemas registrados em diversas regiões, como deslizamentos, inundações e interdição de rodovias. Neodi Saretta (PT) se solidarizou com as vítimas.

Marquito (Psol) defendeu que a Assembleia discuta a destinação de recursos para a Defesa Civil na proposta do orçamento do Estado para 2024 e no Plano Plurianual (PPA), que está em tramitação na Casa. Ele também pediu à Defesa Civil do Estado atenção à situação das barragens do Alto Vale do Itajaí.

“Precisamos nos debruçar sobre essa situação, criar condições orçamentárias e institucionais para lidar com esses casos, que infelizmente vão se repetir com mais frequência”, comentou.

O parlamentar recebeu o apoio dos deputados Lunelli (MDB) e Pedrão Silvestre (PP). Eskudlark demonstrou preocupação com a situação das barragens do Alto Vale do Itajaí.

Camilo Martins (Podemos) comentou que proposta de emenda à Constitução (PEC) de sua autoria, em tramitação na Assembleia, garante a destinação de recursos para o fundo da Defesa Civil na forma de duodécimo. “Fui prefeito e sei do sofrimento no momento de uma catástrofe. Não tenho dúvida que diversos prefeitos estão assustados hoje e não vão ter dinheiro”, disse Camilo.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).