Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

China quer “trabalhar com o Brasil” por “equidade” e critica Trump

Foto: Divulgação

Por: OCPNews Brasilia

28/07/2025 - 16:07

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, reiterou nesta segunda-feira (28) as críticas chinesas à tarifa de 50% sobre importações de produtos brasileiros que o governo Donald Trump ameaça impor a partir de sexta-feira (1º) e disse que Pequim está “pronta” para trabalhar com Brasília para encontrar alternativas baseadas na “equidade”.

“A China já deixou clara sua posição sobre os aumentos de tarifas dos EUA sobre o Brasil. Gostaria de enfatizar que as guerras tarifárias não têm vencedores e que práticas unilaterais não atendem aos interesses de ninguém”, disse Guo em Pequim, segundo transcrição da entrevista coletiva divulgada pela chancelaria chinesa.

“A China está pronta para trabalhar com o Brasil, outros países da América Latina e do Caribe e os países do Brics para, em conjunto, defender o sistema multilateral de comércio centrado na OMC [Organização Mundial do Comércio] e na equidade e justiça internacionais”, acrescentou.

As declarações do porta-voz ocorrem em meio ao fim do prazo para as conversas para fechar acordos que aliviem tarifas americanas sobre importações de países e territórios em todo o mundo e no primeiro dia de diálogo entre delegações de Washington e Pequim em Estocolmo para diminuir as tensões comerciais.

* Com informações da Gazeta do Povo.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp