Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

China mantém base de espionagem em Cuba desde ao menos 2019, diz governo dos EUA

Pixabay

Por: Pedro Leal

12/06/2023 - 10:06 - Atualizada em: 12/06/2023 - 10:07

Autoridades ligadas ao governo dos Estados Unidos afirmaram no sábado (10), que desde 2019 a China mantém uma base de espionagem em Cuba, e que isso faz parte dos planos de Pequim para ampliar seus serviços de inteligência pelo mundo.

As informações foram divulgadas pelo governo dos EUA na última quinta-feira (8), em resposta a uma reportagem do Wall Street Journal, que alegava existir um acordo entre China e Cuba para a construção de uma estação de monitoramento eletrônico na ilha.

Segundo o governo dos EUA, em comunicado à agências de notícias, Joe Biden teria recebido a informação de que o país asiático mantinha uma base de espionagem em Cuba após assumir a presidência, em 2021.

A China estava buscando expandir seus serviços de inteligência em várias regiões do mundo, como América Latina, Oriente Médio, Ásia e África. A base chinesa incluiria “instalações de coleta de informações” em Cuba, um termo que pode se referir desde centros com vários espiões até um simples ponto de escuta com uma antena.

A Casa Branca não detalhou a instalação, que teria sido reformada em 2019. As declarações sugerem que Washington tinha conhecimento das atividades de espionagem da China em Cuba desde 2019 ou antes.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).