A Câmara Municipal de Jaraguá do Sul realizou na manhã desta terça-feira (27), uma coletiva para apresentar os objetivos e prioridades do ano legislativo de 2026. O encontro foi conduzido pelo presidente do Legislativo, vereador Charles Salvador (PSDB), e contou com a participação de vereadores da Casa.
Durante a apresentação, o presidente destacou que assumir a presidência representa uma experiência nova, mas também uma grande responsabilidade. Segundo ele, a Mesa Diretora está preparada para conduzir os trabalhos ao longo do ano.
“Não digo como um desafio, mas é com certeza uma experiência nova dentro de uma grande responsabilidade. Estamos preparados para esse ano de 2026”, afirmou.
Mesa Diretora de 2026
Durante o encontro, também foi apresentada a composição da Mesa Diretora da Câmara Municipal para o ano de 2026. Além do presidente, integram a mesa:
-
Delegado Mioto (União) – vice-presidente;
-
Jair Pedri (PSD) – 1º secretário;
-
Professor Fernando Alflen (PL) – 2º secretário.
Base do governo e diálogo com o Executivo
Salvador confirmou que é da base do governo municipal e ressaltou que a relação entre Legislativo e Executivo será pautada pelo diálogo e pela cooperação.
“Quero deixar bem claro que nós somos base de governo. Eu, como presidente, sou base de governo. Fomos eleitos com uma porcentagem enorme através do nosso prefeito Jair, e vamos caminhar juntos para que Jaraguá do Sul ganhe com isso lá na frente”, destacou.
Apesar da proximidade, ele reforçou que o Legislativo seguirá atuando de forma independente.
“O Legislativo continuará sendo independente nas suas ações. Estamos aqui para defender a Câmara de Vereadores, porque os vereadores passam, mas a Câmara fica”, afirmou.
Segundo o presidente, a primeira reunião com o Executivo já ocorreu e foi avaliada de forma positiva.
“Tivemos uma reunião muito boa. Me coloquei à disposição para o diálogo e para que os projetos que chegam a esta Casa sejam analisados com calma, garantindo segurança aos vereadores no momento da votação”, explicou.

Foto: Fábio Junkes/OCP News
Sede própria
Durante o encontro, também foi abordado o andamento do projeto da sede própria da Câmara Municipal, que se encontra em fase de licitação.
A primeira empresa vencedora do certame foi desclassificada, e atualmente está sendo feita a análise da documentação da segunda colocada.
A Câmara já possui um terreno destinado à construção da futura sede, localizado no bairro Vila Nova.
Atualmente, o Legislativo funciona em imóvel pertencente à FERJ (Fundação Educacional Regional Jaraguaense), pelo qual são pagos cerca de R$ 18 mil mensais em aluguel. Desde a sua criação, a Câmara Municipal já ocupou cinco prédios diferentes, fator que reforça a necessidade de uma estrutura própria.
O espaço atual possui capacidade limitada, o que frequentemente exige a locação de outros ambientes para a realização de sessões e audiências públicas com maior participação popular.
Atuação do Legislativo em 2026
Durante a apresentação, também foram destacados projetos e ações desenvolvidos pela Câmara Municipal, entre eles o trabalho da Procuradoria da Mulher, que atua no acolhimento e encaminhamento de casos de violência, e a Câmara de Vereadores Mirim.
O presidente ressaltou que o Legislativo continuará sendo um canal direto das demandas da população.
“Nós somos o para-choque da população. Tudo acaba chegando aqui. Vamos seguir defendendo nossa cidade nas áreas da educação, saúde e segurança, que são referências nacionais e fundamentais para o crescimento de Jaraguá do Sul”, afirmou.
Ao final do encontro, Salvador reafirmou o compromisso de fortalecer a Câmara Municipal como instituição, mantendo o diálogo, a transparência e a participação da comunidade ao longo do ano legislativo de 2026.