Friedrich Merz, o chanceler da Alemanhã, afirmou que os integrantes da delegação alemã para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) ficaram “contentes em voltar para a Alemanha” e em “sair do lugar onde estavam”, em referência à Belem do Pará.
As informações são da emissora alemã Deutsche Welle. A fala foi parte do discurso de Merz durante o Congresso Alemão do Comércio, no dia 13 de novembro.
“Senhoras e senhores, nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, a noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos.” disse Merz, pontuando que a Alemanha é “um dos países mais bonitos do mundo” e que nenhum dos jornalistas presentes queria ficar em Belém.
O discurso foi transcrito e disponibilizado pelo governo alemão, além de ser publicado através dos canais oficiais do Congresso Alemão do Comércio, organizado pela Handelsverband Deutschland (HDE), principal federação do varejo na Alemanha.
Merz estava pedindo para os presentes que lembrassem do valor do ambiente comercial próspero e livre da Alemanha.
Em Belém, Merz participou da Cúpula dos Líderes e de um encontro bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além de anunciar a participação da Alemanha no Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), sem confirmar valores.