A Controladoria-Geral do Estado de Santa Catarina (CGE) participou, em Brasília, de uma reunião na sede do Banco Mundial para tratar de iniciativas voltadas ao fortalecimento do controle interno nos municípios da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI).
O encontro contou com a presença do controlador-geral do Estado, Freibergue Rubem do Nascimento, e da corregedora-geral do Estado, Fabiana Borges, que foram recebidos pela especialista em Gestão Financeira do Banco Mundial, Fernanda Balduíno.
A instituição internacional tem demonstrado interesse em apoiar financeiramente ações que aprimorem a governança e a gestão pública municipal, com foco especial nas cidades de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo
Durante a reunião, foi destacado que o fortalecimento do controle interno é uma diretriz permanente nos projetos financiados pelo Banco Mundial, sendo considerado um pilar essencial para a transparência e a boa aplicação dos recursos públicos. No caso da AMFRI, está prevista uma contrapartida de 30% dos municípios participantes.
Segundo o controlador-geral do Estado, Freibergue Rubem do Nascimento, a iniciativa representa um importante passo na integração entre o Estado e os municípios.
“Vamos apresentar aos prefeitos da AMFRI as melhores práticas desenvolvidas pela CGE, fortalecendo a cultura de controle e transparência e contribuindo para que esse modelo se espalhe por todo o Estado”, destacou.
A parceria reforça o compromisso do Governo de Santa Catarina em promover a integridade, a eficiência e a transparência na gestão pública, consolidando o Estado como referência nacional em boas práticas de controle interno.