Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A partir desta sexta-feira (31) a Central de Orientação sobre o Coronavírus (0800-643-8089), criado desde 15 de março pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul, terá capacidade de atendimento ampliada.

O serviço que inicialmente contava com quatro atendentes passa a ter seis servidores para executar o atendimento à população.

A coordenadora da Central, Denise Thum, explicou os motivos da mudança. “Isto implicou inclusive em mudanças do espaço físico aqui na Secretaria, principalmente pelo aumento da demanda. Também para que a gente pudesse ter uma comunicação de todos que atuam na Central de forma mais rápida e compartilhada”, explicou.

Para isso, continua Denise, foi agregada a parte do atendimento médico com o próprio 0800 e outras atividades adicionais disponíveis na Central. “Antes tínhamos espaços físicos separados, distribuídos em várias salas da Secretaria e com essa alteração possibilita o recebimento dessas informações em tempo hábil”.

Com essa alterações a coordenadora do 0800 também destacou que a Central passa a funcionar num espaço físico maior e mais ventilado, dentro das regras de segurança sanitária estabelecidas em tempos de pandemia.

Denise Thum ressalta ainda as mudanças relativas ao atendimento do início da pandemia até agora. “Hoje a maior parte de nossa demanda no 0800 é por sintomas. No decorrer deste tempo já tivemos outras, como orientações em como proceder em relação à prevenção, vigilância sanitária, por exemplo”, relatou.

“Também recebemos denúncias de aglomerações, de pessoas que positivaram e não estão mantendo isolamento. Denúncias que nós repassamos ao nosso serviço de Vigilância Sanitária. Mas hoje, como disse, nossa maior demanda são ligações de pessoas sintomáticas e daquelas que já receberam o resultado positivo e precisam passar por avaliação médica, que estão piorando o quadro numa situação que o médico precisa reavaliar”.

Desde o início do funcionamento da Central de Orientação sobre o Coronavírus foram realizados 6890 atendimentos. Destes, 5300 de teleatendimento médico.

*Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaraguá do Sul

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul