Cedup de Guaramirim abre nesta sexta-feira (11) pré-matrícula para curso técnico em Administração

Foto Julio Cavalheiro/Secom

Por: Elissandro Sutil

08/12/2020 - 06:12

O Centro de Educação Profissionalizante (Cedup) de Guaramirim abre nesta sexta-feira (11) o período para as primeiras pré-matrículas do novo centro educacional da região.

A diretora do Cedup Cristiana Poltronieri Ziehlsdorff explica que essa primeira etapa é apenas para os interessados no curso técnico profissionalizante, na área de Administração. As vagas são destinadas a quem já concluiu o ensino médio e agora deseja fazer outro curso, à parte.

“O edital deve sair essa semana para a gente divulgar quais serão os pré-requisitos, a documentação, para fazer a matrícula, mas a matrícula oficial só acontece no dia 3 e 4 de fevereiro, quando abre o processo para toda a rede estadual, e a matrícula é feita online, a documentação é entregue na escola”, informa a diretora.

Já para as matrículas do novo ensino médio no Cedup, a equipe encaminhou para as escolas de nono ano do ensino fundamental formulários de intenção de vaga, para verificar a demanda por vagas na unidade.

“Esses alunos que estão saindo do nono ano do fundamental também fazem a matrícula no ano que vem, nos dias 3 e 4 de fevereiro, e tem entre 4 e 5 para entregar o documento na escola. As aulas começam no dia 18 de fevereiro”, explica Cristiana.

Hoje, o Cedup já tem 92 pré-inscrições para o ensino médio. Para o curso profissionalizante, no entanto, ainda não existe uma estimativa dos interessados, já que a direção aguardava a autorização da abertura do curso. Com a aprovação pelo conselho estadual, agora a equipe pode lançar os formulários de intenção, para entrar em contato com os interessados.

“Mas se não, vamos divulgar no dia 11 [as pré-matrículas], e eles podem fazer inscrição no site do estado”, diz a diretora.

Cedup deve oferecer mais 3 cursos técnicos em 2021

O curso técnico profissionalizante em Administração será o primeiro a ser oferecido pelo Cedup de Guaramirim. O motivo, explica a diretora da unidade Cristiana Ziehlsdorff, é que a estrutura já conta com material e equipamento suficiente para atender à demanda de alunos.

Para poder solicitar novos cursos, a diretora explica que primeiro era preciso conseguir a aprovação desse curso inicial. Com a liberação, o Cedup já se encaminha para oferecer o segundo, em informática, para manutenção de computadores.

“Esse abre ano que vem, a gente só não tem ainda o período em que vai ser ofertado”, diz a diretora.

No decorrer de 2021 o Cedup vai fazer uma pesquisa de mercado junto com a Associação Empresarial de Guaramirim e indústrias locais para ver que cursos poderão ser oferecidos na unidade que estejam em sintonia com o mercado de trabalho da região, com garantia profissional no futuro.

“A intenção não é abrir cursos que tenham público, mas que tenham validade lá na frente para os alunos colocarem em prática”, afirma. Cristiana acredita que mais três cursos podem ser liberados no decorrer do ano que vem.

Cedup abre horários para visitas

A diretora do Cedup Cristiana Ziehlsdorff informa que durante esta semana, escolas e famílias interessadas podem marcar visitas presenciais para conhecer a unidade.

Ela conta que famílias já agendaram horários e que ainda há vagas para esta sexta-feira. As visitas estão sendo agendadas por causa das medidas de proteção ao coronavírus.

Boa parte do período de visitação foi agendado para a Escola São José, do bairro Rio Branco, de Guaramirim, já que a maior demanda vem daquela comunidade, explica a diretora.

Para marcar um horário, há a opção de mandar mensagem pelo WhatsApp, no número 99279-7384, ou por e-mail, para cedupguaramirim@sed.sc.gov.br.

“Qualquer dúvida de curso, documentos para pré-matrícula ou matrícula oficial, ou alguma outra orientação, o pessoal pode entrar em contato por esse telefone ou e-mail”, informa Cristiana.

 

Telegram Jaraguá do Sul