Carta sobre o Rio Mathias será entregue por vereadores de Joinville ao TCE, MPF e MPSC

Comerciantes reclaram da demora no andamento das obras | Foto Divulgação Diogo Espindola

Por: Windson Prado

08/08/2019 - 17:08

Comerciantes e moradores que sofrem diretamente com as obras do Rio Mathias mostraram insatisfação com o andamento dos trabalhos no Centro da cidade, nesta quarta-feira (7), durante reunião da Comissão de Cidadania.

O debate foi proposto pelo vereador Rodrigo Fachini (MDB), e reuniu comerciantes e moradores da região Central, representantes das empresas contratadas para a execução do projeto, execução da obra e fiscalização dos trabalhos.

Da Prefeitura, apenas um representante da Seinfra (Secretaria de Infraestrutura) esteve presente, embora outros tenham sido convidados. Os envolvidos na obra foram questionados sobre o andamento dos trabalhos, mas ninguém conseguiu prever uma data final para a conclusão da obra.

“Propomos esta reunião porque precisamos de respostas para as obras do Rio Mathias. Eu estive pessoalmente conversando com alguns lojistas da região central, e a insatisfação é geral”, disse Fachini.

De acordo com o parlamentar, alguns relatam uma queda de até 40% nos negócios.

“Tentamos uma CPI, não tivemos assinaturas suficientes. Mas o fato é que a obra se arrasta por mais de cinco anos e agora precisamos buscar uma resposta”, completou o vereador Fachini.

Os comerciantes presentes cobraram a sétima assinatura para a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), além de relatar situações de assalto, demissão de funcionários, redução considerável nas vendas, e até lojas fechadas.

Desta reunião sairá uma carta, que será encaminhada ao Tribunal de Contas de Santa Catarina, ao Ministério Público Estadual e ao Ministério Público Federal.

Fachini acrescentou que independentemente desta carta, os vereadores continuarão aguardando a sétima assinatura para a abertura da CPI. Até agora já assinaram documento de abertura de CPI os vereadores Rodrigo Fachini, Odir Nunes (PSDB), Iracema do Retalho (PSB), Ninfo König (PSB), Maurício Peixer (PR) e Tânia Larson (SD).

*Com informações de assessoria de imprensa

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger