Carnês do IPTU começam a ser entregues em Jaraguá do Sul e região

Por: Elissandro Sutil

16/01/2019 - 08:01 - Atualizada em: 16/01/2019 - 08:59

Começa neste mês de janeiro as entregas dos carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) das prefeituras da microrregião.

Em Massaranduba a distribuição já começou nesta segunda-feira (14), enquanto as de Jaraguá do Sul e Corupá ficam para o próxima semana. Guaramirim começa a distribuir os carnês apenas no mês de junho.

Em Massaranduba, a Prefeitura começou nesta semana a entrega dos boletos do IPTU. Para os pagamentos à vista, em cota única, o governo oferece descontos que podem variar de 5% a até 20%.

Os carnês devem ser retirados diretamente pelo contribuinte, na Prefeitura, ou solicitando a emissão da guia pelo site massaranduba.atende.net.

Para o pagamento à vista e em cota única são oferecidas três datas de vencimentos: 18 de março, com desconto de 20%; 15 de abril, com desconto de 10% e 15 de maio, com 5% de desconto.

Quem preferir, pode parcelar o tributo, em até seis parcelas consecutivas, com o primeiro vencimento para o dia 18 de março. No entanto, nessa opção, não há desconto nos valores.

Para retirar o boleto na Prefeitura, o contribuinte deve ir até o Departamento de Tributação, no horário comercial: das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h45.

Para a emissão da guia pelo site, o cidadão deve localizar o box “auto atendimento” e selecionar a opção Emissão de Guias de IPTU. É preciso informar o número do Cadastro Imobiliário ou Inscrição Imobiliária, que podem ser encontrados no carnê do ano anterior.

Jaraguá do Sul

Em Jaraguá do Sul, os carnês começam a ser entregues, pelos correios, na próxima segunda-feira (21). Para o pagamento à vista, em cota única, o desconto é de 10% e o vencimento é em 11 de março.

O valor poderá ser parcelado, em até oito vezes, com o vencimento da primeira parcela também no dia 11 de março, seguindo-se até o mês de outubro, todos os vencimentos no dia 10.

No entanto, na opção de parcelamento não há desconto, e as parcelas não podem ser inferior a R$ 64,71, que corresponde à 35% da Unidade Padrão Municipal (UPM) de 2019, que é de R$ 184,89. O pagamento do imposto poderá ser efetuado em qualquer instituição bancária.

O edital de lançamento do IPTU ainda será publicado e deverá manter a isenção do tributo em alguns casos, como de imóveis categorizados como enxaimel ou de reconhecido valor histórico, cultural ou arquitetônico pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer – com base em parecer do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico (Comphaan); áreas de preservação permanente, segundo legislação federal; e imóvel de propriedade de associação e moradores, entre outros.

Os contribuintes que não receberem a guia para pagamento em cota única do IPTU deverão fazer a impressão da segunda via pela Internet, através do site da Prefeitura ou fazer a retirada no Setor de Tributação, na rua Walter Marquardt, nº 1.111, Barra do Rio Molha, de segunda-feira a sexta-feira, no horário de expediente da 8h às 11h e das 13h às 16h.

Corupá

Na próxima semana, no dia 23, a Prefeitura de Corupá começa a entrega dos carnês do IPTU do município. Conforme o secretário de Administração, Wellington Borges, a distribuição será feita na Câmara de Vereadores, das 8h às 17h, sem parar ao meio-dia.

A primeira parcela vence no dia 15 de março. O desconto para os pagamentos em cota única vai depender de como foi o pagamento do contribuinte nos anos anteriores, variando de 10% a 20%.

Caso o tributo tenha sido pago em mais parcelas, o desconto será menor, e quem optou por menos parcelas, consegue um desconto maior. Já o parcelamento do IPTU poderá ser feito em até sete vezes, mas não há direito ao desconto.

Guaramirim e Schroeder

Em Guaramirim, os carnês somente começarão a ser distribuídos em maio, com o primeiro vencimento no dia 14 de junho.

O pagamento pode ser feito em cota única ou em até seis parcelas. Na cota única, o desconto será de 12% para o pagamento até o dia 14 de junho, passando para 7% de desconto para os pagamentos até o dia 15 de julho. No parcelamento, não há desconto.

Já em Schroeder, o secretário de Planejamento, Gestão e Finanças, Elmer Sandro Quadros, informa que os carnês somente são lançados em abril, já que no início do ano a população já possui bastante contas para pagar.

A expectativa é que até fevereiro já estejam definidas as formas e condições de pagamento do tributo.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?