Carlos Moisés se reúne com MPSC e busca aproximação por modelo de transparência e eficiência

Reunião foi de aproximação, diz governador eleito Carlos Moisés | Foto Maurício Vieira/Secom

Por: Elissandro Sutil

07/11/2018 - 12:11

O governador eleito Carlos Moisés se reuniu, na tarde desta terça-feira (6), com o Ministério Público de Santa Catarina para conhecer a fundo o trabalho do MPSC e se aproximar da instituição.

Como transparência e eficiência são duas prioridades do próximo governo, Moisés enxerga o Ministério Público como um parceiro para a próxima gestão ser marcada por ser moderna e eficaz.

“Primeiramente, uma relação de visita, de apresentação mútua, e para firmar parcerias que já têm sido ofertadas pelo Ministério Público ao Estado, no sentido de disponibilizar ferramentas de inteligência, de cruzamento de dados, que nos prestam informações importantes. Dados que o Governo tem em mãos, mas muitas vezes tem dificuldade de tratar”, disse Moisés.

O governador eleito conta ainda que MP irá ceder uma servidora, da área de auditoria e transparência, que fará parte da fase de transição de governos, “para fortalecer esse processo e a parceria do Ministério Público com o Estado de Santa Catarina”, completou.

Os representantes do Ministério Público, o procurador-Geral de Justiça, Sandro José Neis, o secretário-Geral do MPSC, Fernando da Silva Comin, o subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Fabio de Souza Trajano, e o subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Cid Luiz Ribeiro Schmitz, se colocaram à disposição do governador eleito e apresentaram um software desenvolvido pelo MPSC em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação como um exemplo de sinergia.

Chamado de Painéis de Gestão, o aplicativo auxilia a identificar informações específicas para a tomada de decisão do gestor público. O cruzamento de dados permite saber as regiões mais necessitadas e em qual setor o investimento gera maior retorno.

O intuito do governador é expandir o uso da ferramenta para outras pastas, como Saúde, Educação e Segurança Pública para otimizar ações e gerar economia de recursos públicos.

Na quarta-feira (7), Carlos Moisés divulga a equipe de transição. Ela será mista, composta por técnicos da atual gestão e nomes escolhidos pelo governador eleito.

Fonte: Secretaria de Comunicação do governo de Santa Catarina.

Quer receber as notícias no WhatsApp?