Carlos Moisés apresenta modelo catarinense de segurança pública para o vice-presidente Mourão

Por: Pedro Leal

12/05/2022 - 09:05 - Atualizada em: 12/05/2022 - 09:47

O governador Carlos Moisés fez uma visita institucional ao vice-presidente Hamilton Mourão na tarde desta quarta-feira (11) para apresentar o modelo catarinense do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial. A estrutura substitui a antiga Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Por meio do colegiado, os chefes das instituições de segurança se revezam na presidência a cada ano. A figura do secretário foi extinta. Em 2019, a presidência coube à Polícia Militar. Em seguida, vieram a Polícia Civil (2020) e o Corpo de Bombeiros Militar (2021). Atualmente, o posto é exercido pelo perito-geral Giovani Eduardo Adriano, da Polícia Científica.

Desde a instalação do Colegiado Superior, os índices de criminalidade violenta estão em queda contínua em Santa Catarina. Os homicídios caíram cerca de 10%, enquanto os roubos tiveram redução de quase 15%.

“Esses resultados são fruto da integração de todos os atores da segurança pública. Os órgãos se reúnem periodicamente para discutir ações e estratégias de longo prazo. Nosso modelo tem sido elogiado em nível nacional, com representantes de outros estados nos procurando para seguir pelo mesmo caminho. Mostramos um pouco dos nossos indicadores ao vice-presidente”, relata o governador.

A professora Fernanda Kempner defenderá, em sua tese de doutorado, que o modelo catarinense serve como um exemplo para o país. “As instituições passaram a fazer um trabalho integrado, conhecem e confiam no trabalho do outro”, disse ela, que estuda engenharia e gestão do conhecimento na UFSC.

O governador Carlos Moisés também aproveitou a conversa em Brasília para convidar o vice-presidente para uma visita institucional a Santa Catarina na próxima semana.