A Câmara de Vereadores de Schroeder sediou, no dia 13 de agosto, a segunda edição da Caravana da Inclusão da Mulher na Política. O evento foi promovido pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em parceria com o Colegiado da Mulher Vereadora da AVEVI – Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu.
A programação contou com palestras de Maria Juraci Alexandrino, ex-vereadora, primeira mulher a presidir a Câmara de Penha e pioneira na criação da Procuradoria Especial da Mulher no Legislativo catarinense, e de Gabriela Pinto Schelp, graduada em Direito, assessora parlamentar da Alesc e integrante do Grupo Mulheres do Brasil desde 2015.
O evento reuniu um público expressivo, formado por mulheres da região e demais interessados, com o objetivo de incentivar a participação feminina nos espaços de poder e promover o debate sobre a importância da representatividade nos Poderes Legislativo e Executivo.

Foto: Fábio Junkes/OCP News
A vereadora professora Maria Rosana, presidente do Colegiado da Mulher Vereadora da Avevi e da Procuradoria da Mulher em Guaramirim, destacou que o incentivo e o apoio são fundamentais para que mais mulheres ingressem e permaneçam na vida pública. “Sabemos que a política é um ambiente estritamente machista, mas nós estamos aqui para dizer que sim, nós podemos ocupar os espaços de poder, aonde quer que eles estejam, porque é de nosso direito e de nossa capacidade, se assim nós quisermos”, afirmou.
Ela parabenizou as vereadoras da Avevi pelo empenho na realização de um evento tão relevante, que tem como propósito “justamente trazer as mulheres para a participação política, seja em partidos, seja em suas comunidades, permitindo assim sua atuação e colaboração com a sociedade”.
Maria Rosana também ressaltou que, embora a maioria da população brasileira seja composta por mulheres — com maior número de eleitoras —, a representatividade feminina nos poderes Executivo e Legislativo ainda é limitada.
“A caravana busca agregar, inspirar e trazer mulheres para a vida política, porque entendemos que só assim teremos paridade e equidade de políticas públicas voltadas à sociedade de forma justa e igualitária”, completou.
A presidente da Câmara de Schroeder e vice-presidente do Colegiado da Mulher Vereadora da Avevi, Ana Cláudia Locilha de Oliveira, destacou a representatividade local.
“Aqui em Schroeder somos privilegiados e sempre agradecemos à nossa comunidade por ter votado em mulheres. Somos a Câmara com maior representatividade feminina da região: quatro mulheres”, disse. Ela acrescentou que a mesa diretora é composta exclusivamente por mulheres — algo raro no Brasil — e enfatizou que as vereadoras têm um olhar diferenciado para pautas sociais, como educação, infância e saúde.
A vereadora Sirlei Maria Schappo, membro da Procuradoria da Mulher da Câmara de Jaraguá do Sul, reforçou seu compromisso com temas ligados à educação e aos direitos das mulheres.
“Como professora e diretora de escola por mais de 30 anos, todas as questões relacionadas à educação são as minhas maiores bandeiras, assim como as políticas públicas voltadas aos direitos das mulheres e às ações da Procuradoria da Mulher, especialmente no combate à violência contra a mulher”, declarou.
Também estiveram presentes o presidente da Avevi, vereador de São João do Itaperiú, Gilberto Azevedo; a primeira-dama de Schroeder, Elaine Conti; a presidente da Câmara de Guaramirim, Cristiana Poltronieri Ziehlsdorff; a ex-vereadora de Jaraguá do Sul, Nina Santin Camello; os vereadores de Schroeder Kauana Peschke Lange, Scheila Emilene Engelmann Ewald e Adriano Dias Furtado; a diretora de Turismo de Schroeder, Carolina Salomon; a diretora de Infraestrutura Urbana, Ivandra de Souza; além de servidoras da Câmara e membros da comunidade.
O encontro foi encerrado com o compromisso das participantes de ampliar o diálogo e incentivar novas candidaturas femininas, fortalecendo a presença das mulheres na política municipal e regional.

Foto: Fábio Junkes/OCP News