Nesta semana, o auditório do Instituto dos Servidores Públicos Municipais (Issem), em Jaraguá do Sul, sediou o curso de Capacitação em Gestão Documental. A formação foi ministrada pelas servidoras Juçara Nair Wollf e Mille Anny de Albuquerque Cassol Gesser, do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina, e acompanhada pelo vice-prefeito João Pereira, coordenador da Comissão Permanente de Avaliação Documental, criada pelo Decreto Municipal nº 19.570/2025.
Voltado aos membros da comissão permanente e servidores efetivos que atuam com documentos públicos, o curso teve certificação da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, válida para o Programa de Desenvolvimento Humano. O objetivo foi aprimorar conhecimentos sobre produção, tramitação, organização, preservação e acesso a documentos físicos e digitais.
Foram abordados temas como legislação aplicável, classificação documental, tabela de temporalidade, atribuições das comissões de avaliação, desafios na digitalização e boas práticas municipais. Também houve destaque para a importância dos arquivos públicos na constituição da memória histórica e no cumprimento da LAI e da LGPD.
A capacitação faz parte do processo de implementação da política municipal de gestão documental e reforça o compromisso de Jaraguá do Sul com a modernização e a transparência na administração pública.