Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Camilo Martins destaca papel de Jorginho Mello na articulação para presidir a Alesc

Foto: Arquivo/Agência Alesc

Por: Ewaldo Willerding Neto

30/10/2026 - 15:10 - Atualizada em: 30/10/2026 - 15:17

O deputado estadual Camilo Martins (PL) atribuiu ao governador Jorginho Mello (PL) papel fundamental na articulação política que garantiu apoio à sua candidatura à presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), a partir de fevereiro de 2027.

“O governador Jorginho foi fundamental na construção. Mas a Assembleia vai ser totalmente independente, mas também será muito colaboradora com o governo do Estado nos projetos que vão ajudar Santa Catarina”, disse Camilo.

Camilo reconheceu a participação do governador na construção de uma maioria parlamentar em torno do seu nome. A articulação reúne deputados do PL e de outras siglas, ampliando as chances de o partido assumir o comando do Legislativo estadual.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

O entendimento prevê que Camilo permaneça na presidência até meados de 2028, quando deverá passar o cargo à deputada Ana Campagnolo (PL), que ficará responsável por concluir o primeiro biênio da próxima legislatura.

“Eu serei o presidente até a metade de 2028. Depois, renuncio e a deputada Ana Campagnolo será a presidente da Casa nos seis últimos meses. Nada mais justo, ela fez, quase 400 mil votos”, afirmou.

O acordo foi encaminhado após uma reunião da bancada liberal com Jorginho Mello, realizada na Casa d’Agronômica, em Florianópolis. O encontro consolidou a unidade dos 16 deputados eleitos pelo PL em torno da composição.

Além dos parlamentares liberais, a articulação recebeu apoio de deputados de outras legendas. A eleição da Mesa Diretora está prevista para 1º de fevereiro de 2027, quando serão definidos os responsáveis pelo comando da Assembleia nos próximos dois anos.

A proposta também prevê espaço para outras siglas na composição da Mesa Diretora, cuja distribuição ainda depende de negociações entre as bancadas.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 35 anos de atuação.