Câmara dos EUA abre processo de impeachment contra Joe Biden

Foto: Reprodução/Instagram

Por: Pedro Leal

14/12/2023 - 08:12

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira (13) a abertura formal de um processo de impeachment do presidente Joe Biden. O processo é centrado nos negócios de seu filho, Hunter Biden, quando Biden era vice-presidente.

As informações são do Estado de São Paulo.

A investigação foi iniciada em setembro, pelo deputado Kevin McCarthy (R-CA). Esta investigação não conseguiu provar a alegação do Partido Republicano de que Biden se beneficiou financeiramente dos negócios de investimento estrangeiro de seu filho.

A votação promovida pelo presidente da Câmara Mike Johnson (R-La.), no entanto, teve apoio unânime entre os republicanos e ocorre depois que o filho do presidente, Hunter Biden, na quarta-feira, negou uma intimação do Congresso para depor na investigação.

Joe Biden é o oitavo presidente a enfrentar uma investigação de impeachment. Nenhum democrata votou a favor da medida, que foi aprovada em uma votação por 221 a 212.

Os republicanos alegam que Joe Biden, como vice-presidente, pressionou pela demissão do principal promotor da Ucrânia, Viktor Shokin, para anular uma investigação sobre o ex-proprietário da Burisma, um empresa de gás ucraniana na qual Hunter Biden era conselheiro.

Ex-funcionários do governo dos EUA, ativistas anticorrupção ucranianos e até mesmo alguns republicanos refutaram essa alegação.

Os republicanos disseram que a votação era necessária para dar a eles autoridade total para continuar a realizar sua investigação em meio às tentativas da Casa Branca de “obstruir e atrapalhar o processo”. Os democratas denunciaram a investigação como golpe político.

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).