Câmara discute melhorias em cemitérios, Recicla Jaraguá e faixas elevadas

Por: OCP News Jaraguá do Sul

09/05/2018 - 16:05 - Atualizada em: 09/05/2018 - 16:51

Na sessão ordinária desta terça-feira (9), os vereadores de Jaraguá do Sul discutiram alguns temas como a colocação de mais faixas elevadas na cidade, melhorias no cemitério do bairro Chico de Paulo e outros assuntos.

Recicla Jaraguá

Celestino Klinkoski (PP) divulgou o programa municipal Recicla Jaraguá, que está sendo realizado desde a última quinta-feira com a distribuição dos sacos verdes nas residências da cidade.

O vereador convocou a sociedade a abraçar o projeto e ajudar na reciclagem do lixo. Ele ressaltou que esse trabalho vai favorecer as 7 cooperativas de recicladores e ajudar as famílias que participam delas.

Melhorias em Cemitério

Jaime Negherbon (PMDB) pediu ao líder de governo, Pedro Garcia (PMDB), que levasse ao Executivo a preocupação da comunidade do Chico de Paulo que pede melhorias no cemitério do bairro. Conforme ele, o acesso ao cemitério é muito íngreme e as pessoas têm dificuldade para subi-lo.

Negherbon diz que é preciso colocar lajotas ou concreto na via para facilitar este acesso. Outro problema relatado são as más condições do muro e das calçadas do cemitério.

Concreto em RI

Pedro Garcia (PMDB) informou que a Prefeitura já concluiu o processo licitatório para concretar as ruas irregulares que estão regularizadas.

Ele ressaltou que recebeu cópia do pregão e avisou que somente as RIs que estão em processo de regularização fundiária serão beneficiadas. Os trabalhos devem começar em breve.

73 anos da 2ª Guerra

Garcia também lembrou dos 73 anos, completados neste 8 de maio, do fim da Segunda Guerra Mundial e dos mais de 100 soldados que saíram da região do Vale do Itapocu para combater as forças do eixo.

Ele ressaltou que os pracinhas brasileiros trouxeram muitas marcas físicas e psicológicas da guerra e que essa é uma ocasião que permite refletir sobre os fatos sombrios que fizeram desencadear essa violência.

Buraco na Oscar Riegel

Jackson Ávila (PMDB) levou a reclamação dos moradores do bairro Tifa Martins à tribuna da Casa de Leis. Segundo ele, um buraco na Rua Oscar Riegel está incomodando os munícipes.

O vereador lembra que o local é próximo à escola Maria Nilda. Ávila também reclamou do tratamento dado aos vereadores pela Secretaria de Obras e pediu mais respeito com os edis.

Festa no Rio Molha

Marcelindo Gruner (PTB) parabenizou a comunidade do bairro Rio Molha e o Clube de Veteranos pela festa realizada no domingo. Segundo Gruner, mais de 600 cartões foram vendidos para a compra de pratos de churrasco a fogo de chão.

Ele avisa que o dinheiro será utilizado para reformar a sede da associação de moradores do bairro e ajudar o Clube de Veteranos.

Furtos em Jazigos

Gruner também fez um alerta sobre o furto de objetos em jazigos nos cemitérios dos bairros Nereu Ramos e Centro. Na visão dele, essas ações são repugnantes. Ele sugere que o poder público instale câmeras de segurança nos locais para evitar esses crimes.

Faixas elevadas

Marcelindo Gruner ainda comentou sua indicação de uma faixa elevada na Rua Manoel da Costa, no bairro Vieira, próximo à escola Alvino Tribess.

Ele alerta que o local é de difícil travessia à noite e a faixa vai fazer o trânsito fluir com menos velocidade, proporcionando mais segurança. Além disso, Gruner parabenizou o Executivo pela substituição de todos os radares de 40 km/h por faixas elevadas, que, para ele, oferecem muito mais segurança.

Ele também fez indicações para faixas de pedestre elevadas nas ruas Pastor Albert Schneider na Barra do Rio Cerro e Adolfo Antônio Emmendoerfer na Barra do Rio Molha. Esta última o vereador ainda destaca a falta de acostamento e a segurança que as faixas vão trazer às pessoas que andam por ali.

*Com informações de Assessoria de Imprensa