Há 15 anos, no dia 7 de outubro, os primeiros vereadores mirins tomavam posse e, assim, começou o programa Câmara Mirim em Jaraguá do Sul.

No início, o projeto era conduzido pela Secretaria Municipal de Educação. Com uma nova lei publicada em 2011, o nome do programa passou a ser Vereador Mirim, envolvendo várias atividades pedagógicas como viagens, visitas a outros órgãos e participação em palestras e aulas.

O que hoje é chamado de Câmara Mirim corresponde às atividades realizadas no plenário Victor Bauer da Câmara jaraguaense. Atividades como sessões solenes e sessões ordinárias, em que são discutidos e votados projetos e indicações feitos pelos mirins.

Posse e eleição dos vereadores mirins de 2019 | Foto Divulgação/CMJS

Nesta quarta-feira (7) foi realizada uma atividade online para celebrar a data. Por conta das restrições causadas pela pandemia de Covid-19, não houve encontro presencial.

O coordenador do programa Joel Luís Correa comandou a atividade que contou com os atuais e também antigos vereadores mirins. Eles interagiram, contaram suas experiências e relembraram histórias que tiveram durante o período em que estiveram no programa.

7 curiosidades sobre o Vereador Mirim que você não sabia

  • A escola Marcos Emílio Verbinnen, no bairro Estrada Nova, foi a que mais participou do Vereador Mirim, foram 6 legislaturas;
  • As duas primeiras legislaturas foram só com alunos da Emílio Verbinnen;
  • Até hoje, 33 escolas participaram do programa;
  • Nas três primeiras turmas de vereadores mirins a legislatura durava 2 anos; hoje a legislatura dura apenas um ano, com exceção para os mirins de 2020 que, por conta da pandemia, tiveram seus mandatos prorrogados por mais um ano;
  • Entre titulares e suplentes mirins, quase 200 adolescentes já passaram pelo programa;
  • Ao todo foram 14 presidentes mirins, apenas 3 foram meninos;
  • Apenas em 2009 o programa não aconteceu, sendo retomado em outubro de 2010;

Como funciona a escolha dos Vereadores Mirins

São 11 vereadores mirins e 11 suplentes, entre alunos do 6° ao 8° ano. Escolas da rede pública e particular participam de um sorteio, 11 escolas são escolhidas. Cada uma delas indica um vereador titular e um suplente, que tomam posse e ficam um ano no cargo.

Depois de eleitos, eles tomam posse e iniciam a legislatura. Eles se reúnem todas às quartas-feiras para estudar sobre política, realizar alguma atividade pedagógica, realizar sessões ordinárias e discutir projetos e assuntos de interesse da comunidade.

Veja o vídeo dos 15 anos do programa Câmara Mirim de Jaraguá do Sul

Com informações da assessoria de comunicação da CMJS.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul