Câmara de Vereadores faz homenagens em Florianópolis

Por: Ewaldo Willerding Neto

23/03/2018 - 22:03 - Atualizada em: 27/03/2018 - 08:58

A Câmara de Vereadores de Florianópolis realizou nesta sexta-feira (23/3), uma sessão solene em celebração do aniversário de 345 anos de Florianópolis. O evento, já tradicional do Legislativo Municipal, ocorreu no plenário da Assembleia Legislativa e contou com a presença de diversas autoridades municipais e estaduais.

Foram homenageados 63 pessoas e instituições indicadas previamente pelos vereadores e aprovadas pelo plenário. Dentre os homenageados, 25 receberam o Título de Cidadão Honorário do município, 21 receberam a Medalha de Mérito Virgílio Várzea e 17, a Medalha de Mérito Francisco Dias Velho.

A solenidade iniciou com execução do Hino Nacional interpretado pelo Coral Encantos Florianópolis, que também ao fim interpretou o Hino de Florianópolis, Rancho de Amor à Ilha.

O vereador Renato da Farmácia (PR) discursou em nome do Legislativo Municipal. “Hoje nós temos aqui ilustres personalidades que fizeram, fazem e ainda irão fazer muito pela nossa cidade. Temos que manter os olhos para o nosso povo, que mesmo com suas dificuldades ainda encontra forças para encarar as batalhas do dia a dia”.

Em nome de todos os homenageados o presidente da Fecomércio-SC, Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio em discurso, relembrou a importância do reconhecimento entregue pela Câmara. “Temos raízes ligadas ao mar, nossa cultura, modo de viver, tudo se deve ao mar. É uma honra fazer parte deste  grupo de homenageados, que contribuem de maneira única para que Florianópolis seja o que é hoje”.

O prefeito da Capital, Gean Loureiro (MDB), reforçou a importância de celebrar o aniversário da Capital. “Essa cidade inspiradora, que com seus lugares únicos nos emociona constantemente. Aqui olhando os homenageados eu posso ver uma variedade de setores de atuação, cada um apoiando de maneira íntegra o desenvolvimento da cidade. Todos nós somos responsáveis por Florianópolis, eu não sou o único prefeito, mas sim toda a população”.

Para presidente da Câmara, vereador Guilherme Pereira (MDB), as pessoas que aqui vivem são o maior tesouro que Florianópolis possui. “Em cada homenageado, homens e mulheres, com ideologias, histórias e ações em prol do município, que apesar de diferentes, encontram o mesmo desejo, o de tornar a nossa cidade a melhor para viver”.

HONRARIAS

TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO – O Título de Cidadão Honorário é uma honraria entregue pela Câmara de Vereadores de Florianópolis com o objetivo de homenagear pessoas ou entidades, não florianopolitanos que, reconhecidamente, tenham prestado importantes serviços ao município, Estado, União ou humanidade.

HOMENAGEADOS

Marcus Farias

Paulo Luís Franzen

Irineu Manoel de Souza

Daniel Vinicius Netto

Carlos Galvão

Deputada Ada Faraco de Luca

Cláudia da Silva Prudêncio

Cezário Titericz

Hermann Meinicke

Jaime Pereira Soares

Bruno Breithaupt

Alcindo Moreira

José Luiz Fonseca da Silva Filho

José Oreste Sczmanski

Luiz Carlos Goedert

Vidal Lohn Filho

Demilson Sebastião Rosa

Jorge de Souza Coelho

David Antonio Díaz Almazán

Valda Neuza Albani

Marcelo Pereira Seixas

Antônio Marius Zuccarelli Bagnati

Daniel dos Santos

Ricardo Ercolani Saldanha

Robson Medeiros Vicente

MEDALHA DE MÉRITO VIRGÍLIO VÁRZEA – Criada pela Lei 459/1960, a honraria tem como objetivo homenagear àqueles que, por serviços relevantes, contribuíram para o engrandecimento do município.

HOMENAGEADOS

Tenente Coronel Jerônimo Jorge da Silva

Sandra Lúcia Amorim

Douglas Pereira Ferreira

Orquestra Sinfônica de Santa Catarina

Manoel Boaventura Feijó (In-memoriam)

Osvaldino de Souza

Adolfo William Oldemburgo

Plinio Hernandes Fortes Filho

Victor Conceição

Leandro Costa Schmitz

Deputado Jorginho Mello

André Francisco Câmara Schmitt

Volnei José Koch

Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina

Edison Roberto de Souza

Deputado Marcos Luiz Vieira

Neri Andrade

Júlio César Marcellino Júnior

Sérgio Motta Ribeiro

Jaime de Paula

Daniel Eustáquio Ferreira

MEDALHA DE MÉRITO FRANCISCO DIAS VELHO – Homenagem destinada como demonstração de reconhecimento do povo de Florianópolis ao cidadão florianopolitano, que contribuiu notavelmente à comunidade, Estado e País, nas artes, letras e ciências, quer nas armas com defesa da Pátria, ou ainda na política em prol do seu patrimônio jurídico, econômico e social.

HOMENAGEADOS

Maurício Luz

Antônio Carlos Cascaes Sandrini

Tereza Cristina Godinho Alves

Anastácio Martins

Maurício Fernandes Pereira

Renata Vieira Hohn

Neri Andrade

Paula Borges

Ailton Alves

Ronaldo Brito Freire

Lúcia D’avila de Vincenzi

Guilherme Gevaerd Silvestrin Pontes

Caio Espíndola Miranda

Vidal Procópio Lohn (In-memoriam)

Carlos Augusto de Matos

José Ferreira Neto

Capitão Victor Bonfim Monteiro