Em votação realizada nesta terça-feira (18), os vereadores de Joinville criaram a Comissão Especial da Saúde, para análise e acompanhamento das demandas no município.
O projeto tramitou nas comissões de Legislação, Justiça e Redação e também na Comissão de Saúde, Assistência e Previdência Social – na sequência, foi lido em plenário e aprovado. A autoria é do vereador Brandel Júnior.
- Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: Grupo de Joinville
Os trabalhos dos parlamentares serão voltados a acompanhar de perto o andamento da área da saúde.
Dessa forma, a Comissão Especial foi criada pela Câmara para analisar o aumento na procura dos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos hospitais de Joinville.
Também será analisada a demanda por cirurgias, consultas, exames médicos e fornecimento de medicamentos, bem como a disponibilidade orçamentária e financeira, dentre outros assuntos que a comissão entender pertinentes.
O texto original ressalta que “é de conhecimento público que nos últimos anos ocorreu aumento expressivo pela procura dos atendimentos nas unidades de saúde e hospitais do Município de Joinville, especialmente de pacientes com sintomas respiratórios e com queixas típicas de dengue. O fato que acarretou na criação de um Gabinete de Crise pelo Governo Municipal, no dia 22 de março de 2023, composto por todos os departamentos da Secretaria da Saúde, o Hospital Municipal São José, as Secretarias de Governo, Comunicação e Segurança Pública, e a Procuradoria-geral do Município. ”
Durante sua fala, o vereador Brandel afirmou que “o momento que vivemos na saúde é crítico. Todos os dias batem nas nossas portas pedidos de socorro. Precisamos estar nas unidades básicas de saúde e PAs para sentir o que o joinvilense está sentindo. Precisamos de uma ferramenta inteligente que norteie a saúde. Queremos buscar uma forma de trazer para a nova secretária de Saúde, Tânia Eberhardt, subsídios para mudar e melhorar a saúde da maior cidade do Estado. Essa comissão visitará todas as unidades”, disse.
Bom caminho
O presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Diego Machado, afirmou que este é um bom caminho para a cidade.
“Esta casa está preocupada com a saúde. Todos os dias recebemos muitas reclamações da saúde. É visto que nosso estado tem situação de emergência na saúde. Nós temos que nos preocupar com nossa cidade. Eu tenho certeza que essa comissão que será montada vai ajudar o município. Se houver erros apontados, aí, sim, levar para as autoridades competentes. A nossa casa é independente e nós vamos fazer um trabalho coerente”, afirmou.
Diego finalizou fazendo uma sugestão que foi bem vista pelo plenário. “Sugiro o nome do Dr. Cassiano Ucker para presidir a comissão, uma vez que ele é médico e tem grande conhecimento na área”.
Dr. Cassiano também falou sobre o tema. “Acredito que essa comissão especial terá a missão de apontar problemas e sugerir soluções possíveis para a saúde de Joinville. As pessoas procuram um bom atendimento e é por isso que nosso objetivo é de aprofundar o assunto junto com a nova secretária e discutir com ela as possibilidades para crescermos e sanarmos os problemas”, explicou.
Assim, a Comissão Especial deve examinar o contexto que envolve o setor de saúde pública municipal e ao final vai emitir um relatório indicando as necessidades e ações a serem realizadas pelo Poder Executivo Municipal.
A relatoria da Comissão deve ser escolhida na quarta-feira (19). Assinaram pela criação da comissão os vereadores Adilson Girardi, Alisson Júlio, Brandel Junior, Cleiton Profeta, Diego Machado, Érico Vinicius, Henrique Deckmann, Kiko do Restaurante, Neto Petters, Pastor Ascendino Batista, Sales, Tânia Larson e Valéria Nunes.
Relatório
A Comissão Especial prevê criar um relatório apontando as necessidades e ações a serem realizadas pelo município; debater as ações para o plano municipal de saúde; e verificar a disponibilidade orçamentária para as ações, entre outras ações que os membros julgarem necessárias.
O trabalho deverá ser realizado em 30 dias e pode ser prorrogado por mais 30.