Em sessão especial nesta terça-feira (14), nove ex-professores que fizeram história em Guaramirim foram homenageados. Cada vereador escolheu um profissional que dedicou parte de sua vida à educação, contribuindo com a formação de milhares de guaramirenses.
A presidente da Câmara, Cristiana Poltronieri Ziehlsdorff (PL), enalteceu o objetivo da homenagem.
“A ideia é lembrar e valorizar o trabalho de cada professor, que se dedicou com muito empenho, compromisso e sensibilidade em sala de aula. Este é um reconhecimento público de uma história que foi escrita e inspirou gerações de alunos na cidade”, afirmou.
Esta foi a primeira homenagem aos professores na Câmara de Vereadores em alusão ao Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro.
Os sete vereadores e as duas vereadoras indicaram os seguintes homenageados:
Vereador Ademir Hubert (PL) – Professor Gilberto Luís Eichinger, de 63 anos
O professor Gilberto começou sua formação acadêmica em Brusque, onde concluiu a Licenciatura em Estudos Sociais, na Fundação Educacional de Brusque, em 1984.
Em 1986 e 1987, participou do Curso de Aprofundamento para professores de Ensino Religioso, com carga horária de 360 horas. Em 2001 concluiu, na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), em Presidente Prudente, estado de São Paulo, a Licenciatura Plena em Geografia. Ainda fez Pós em Gestão Escolar pela UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), no ano de 2003.
Como professor começou a trabalhar em 1982, na Escola Básica Dom João Becker, em Brusque. Em 1983, retornou a Guaramirim, onde foi professor no Colégio Estadual Prefeito Lauro Zimmermann, lecionando as Disciplinas de História, Geografia, Educação Religiosa e o saudoso IPT (Iniciação Para o Trabalho) e no Colégio São Pedro, no Guamiranga.
Em 1° de agosto de 1990, assumiu como Professor Concursado na Escola Almirante Tamandaré, onde se aposentou no ano de 2017.
Exerceu ainda o cargo de Diretor Adjunto no Colégio Prefeito Lauro Zimmermann. Paralelo ao Ensino Público, trabalhou como Professor e Coordenador Pedagógico no Colégio Evangélico Jaraguá, de 1984 a 2020.

Foto Gabriel JR/OCP News
Vereadora Cristiana Poltronieri Ziehlsdorff (PL) – Professora Sirlei Maria Sluminski Salamon, de 61 anos
A professora Sirlei Salamon iniciou sua carreira em 1979, no município de São Bento do Sul. Em 1982, passou a atuar também no SESI como professora da pré-escola. Mudou-se para Guaramirim em 1991, lecionando inicialmente na Escola Alfredo Zimmermann e, posteriormente, na Escola Almirante Tamandaré, onde trabalhou até sua aposentadoria em 2014. Dos seus 35 anos como servidora pública, sua maior dedicação à educação foi como professora alfabetizadora. Após sua aposentadoria, retornou à docência no Centro Educacional Carrossel (atual Colégio Carrossel), permanecendo até dezembro de 2020 com turmas do 5º ano.

Foto: Gabriel JR/OCP News
Vereador Emerson Flores da Silva (PSD) – Professora Niura Flores da Silva, de 67 anos
A professora Niura trabalhou por 33 anos na Educação Estadual e Municipal. Além de professora, também foi secretária em várias escolas. As escolas onde lecionou: Almirante Tamandaré (professora e secretária), Alfredo Zimmermann (professora), Lauro Zimmermann (secretária), Escola Isolada Brüderthal (professora), Escola Isolada Figueirinha (professora). A professora Niura sempre trabalhou com alunos do 1ª a 4ª série.
Vereador Jaime Decker (MDB) – Professora Lucia Decker Spézia, de 64 anos
Lucia Decker Spezia, de Guaramirim, dedicou 25 anos à educação, atuando na Escola Isolada da Ponta Comprida em 1970 e, de 1973 até 1993, trabalhou como professora na Escola Estadual de Taquarimbó, hoje professora Isabel Lília Rosa de Souza, onde completou os 25 anos de serviço e se aposentou.

Foto: Gabriel JR/OCP News
Vereador Jocinei de Oliveira Borba (PL) – Professor Lourival Patrício Dias, de 72 anos
O professor de Educação Física, Lourival Patrício Dias, foi diretor e professor no Colégio São Pedro, no bairro Guamiranga; professor na Escola São José, no bairro Rio Branco; secretário de Esporte, Turismo e Lazer no segundo mandato do prefeito Antônio Carlos Zimmermann; e também professor e secretário da Escola Lauro Zimmermann, em Guaramirim.

Foto: Gabriel JR/OCP News
Vereador Marcelo Amadeu Deretti (PP) – Maria Decker Deretti, de 81 anos
A professora Maria Decker Deretti começou a dar aula em 1961 aos 17 anos. Na Escola São Pedro, ficou por 3 meses até começar a trabalhar na Escola Maria Konder Bornhausen no Pinheiro Braço do Norte, em Massaranduba.
Depois de um ano de trabalho, retornou à escola São Pedro, em Guaramirim, e ficou até se aposentar. Nos últimos anos, trabalhou como Auxiliar de Diretor. No período como professora, ainda casou e teve três filhos. Os filhos estudavam na mesma escola onde trabalhava.

Foto: Gabriel JR/OCP News
Vereador Marildo da Silva Erthal (União) – Benta Aparecida de Sousa de Oliveira, de 55 anos
A professora Benta é especialista licenciada em letras (português, inglês e suas literaturas). Está aposentada desde 2020 pela rede estadual de ensino e lotada na Escola de Educação Básica Alfredo Zimmermann, onde trabalhou por 24 anos, somando 30 anos na educação básica, em sala de aula, ministrando aulas de português, inglês e literatura no ensino fundamental e médio. A professora reside no Bairro Avaí, é casada com o senhor Wilson Santos de Oliveira, metalúrgico aposentado.

Foto: Gabriel JR/OCP News
Vereador Osvaldo Pereira Barbosa (PP) – Maria Lúcia da Silva Richard, de 65 anos
Nascida em 10 de dezembro de 1959, Maria Lúcia começou a trabalhar na Escola Isolada João Pessoa em 1976. Começou com uma turma multisseriada do 1º ao 4º ano. Trabalhava em dois períodos e ainda viajava todos os dias a Joinville para cursar Pedagogia com especialização em Supervisão Escolar.
Foi professora, secretária, supervisora e Diretora Adjunta do Colégio Lauro Zimmermann, onde também ajudou a formar novos educadores no curso de Magistério. Em 1998, assumiu a Secretaria Municipal de Educação.
Em 2003, fez história ao se tornar a primeira mulher eleita vereadora de Guaramirim. Mesmo após se aposentar, seguiu sua missão: atuou na educação infantil, na coordenação pedagógica e hoje é Diretora Pedagógica do Colégio Carrossel, somando 49 anos e meio dedicados à educação.

Foto: Gabriel JR/OCP News
Professora Maria Rosana (MDB) – Maria Alvina Hackbarth, de 75 anos
A professora Maria Alvina começou a trabalhar na Escola São Pedro em 1974 e depois trabalhou em uma escola no Bananal do Sul por quatro anos. Quando passou em concurso público pelo estado, voltou para a Escola São Pedro e depois trabalhou no Lauro Zimmermann. Cursou também Pedagogia na antiga FAMEG, fez Pós em Joinville e encerrou a carreira no Almirante Tamandaré.

Foto: Gabriel JR/OCP News