O vereador Celio Gomes (PR), 42 anos, presidirá a Câmara de Araquari em 2019. A vice-presidência ficará com Emerson Vieira (MDB). A eleição ocorreu nesta terça-feira (18) e foi a última de 2018, presidida pelo vereador Sidinei Xavier, o Sid do Itinga (PSD).

Também irão compor a mesa Adelir Ramos (PSDB), que fica com a função de 1º secretário, e Altair Tobias (PSDB) que assume o posto de 2º secretário. Outra novidade do Legislativo de Araquari é que a partir desta semana a votação de emendas e projetos passa a ser forma eletrônica.

Após ser eleito, Celio Gomes revelou que pretende conhecer melhor como a Câmara funciona no âmbito administrativo e não descarta a possibilidade de investir em uma reforma no prédio.

“Os colaboradores e vereadores precisam de mais conforto. A ideia é investir o orçamento da Casa em melhorias”, revelou.

Célio, que mora na região da Corverta, está em seu primeiro mandato e já ocupou as funções de 1º e 2º secretário da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Araquari.

Votação eletrônica

A partir de agora, a Câmara de Vereadores de Araquari está mais moderna e conectada. Isto porque o Legislativo passa a usar um sistema de gestão chamado Legislador Plenário. Nele é possível organizar as sessões plenárias, incluindo o fornecimento de documentação digital, controlar a frequência dos vereadores e gerenciar tempo de pronunciamento.

“É um marco para Araquari contar com um sistema tão moderno e transparente. Todos os vereadores contam com um computador. Somos a primeira Câmara de Vereadores da região Norte a contar com esta tecnologia”, afirma Sid do Itinga.

Na votação aberta, são registrados e apresentados no monitor do parlamentar e no telão do plenário os votos individuais e as quantidades totais de votos. Na votação secreta são apresentados somente os totais finais.

“As votações são armazenadas de forma criptografada no banco de dados e o acesso controlado pela identificação da impressão digital do parlamentar ou informação de usuário e senha”, revela Ronnie Gauche, sócio da Lancer Informática, empresa que desenvolveu o sistema.

Também é possível fazer consultas e relatórios sobre material utilizado nas sessões e pesquisa por palavra, data e parlamentar.

Mesa diretora 2019 da Câmara de Vereadores de Araquari

Presidente: Celio Gomes (PR)

Vice-presidente: Emerson Vieira (MDB)

1º secretário: Adelir Ramos (PSDB)

2º secretário: Altair Tobias (PSDB)

*Windson Prado com informações de assessoria de imprensa

Quer receber as notícias no WhatsApp?