A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou, em segunda votação, o projeto Crescer Juntos. De proposição dos vereadores Luís Fernando Almeida (MDB) e Fernando Alflen (PL), a matéria recebeu voto favorável de nove vereadores na sessão da última quinta-feira (6).
O objetivo da lei é promover a inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação por meio de ações e políticas públicas voltadas à acessibilidade, permanência e desenvolvimento acadêmico desses estudantes.

Foto: CVJS/Divulgação
Em entrevista ao OCP, Alflen destacou a importância da iniciativa para melhorar a educação especial no município. O vereador afirma que a rede municipal de educação precisa atender os estudantes com deficiências e agora isso é lei.
“Todo estudante merece ser atendido da forma adequada em nossas unidades escolares. Jaraguá do Sul é pioneira em muitas situações e referência em educação. Porém, a educação especial precisa caminhar um pouco mais. Essa é uma demanda que a sociedade nos traz, que os professores nos trazem, que os pais nos trazem”, frisa.
“Na minha concepção, é muito complexo um professor regente com 30, 35 estudantes ter que conseguir atender toda essa demanda e também a demanda em relação à educação especial. O professor fica sobrecarregado e é preciso de um profissional de educação especial para dar esse amparo para nosso estudante, que tem o seu cognitivo preservado, estar cada vez mais estar em evolução. Ele precisa de profissionais adequados para isso e ferramentas e técnicas para isso”, completa.

Foto: CVJS/Divulgação
O vereador destaca que o Executivo busca o melhor para a educação no município e o prefeito Jair Frazner (MDB) não deve realizar nenhum tipo de veto ao projeto. Segundo ele, a partir da sanção, o projeto poderá ser colocado em prática com o devido planejamento orçamentário.
Alfle conta que é professor efetivo da rede municipal e que já foi gestor escolar tanto no município quanto no Estado. Ele explica que o Governo do Estado já pôs em prática uma política de inclusão e esse avanço precisa ser replicado nas escolas administradas por Jaraguá do Sul.
“Esses anseios vieram durante toda a campanha e essa foi a minha principal bandeira. Trabalhamos por uma educação especial adequada não só na teoria, mas na prática em sala de aula. O trabalho desses especialistas vai fazer toda a diferença, pois esses estudantes e suas famílias precisam de todo o apoio possível. Vou continuar trabalhando trazendo leis, moções, apelos e indicações em prol da educação especial”, finaliza.