A Câmara de Vereadores de Joinville realiza, pela primeira vez, uma sessão especial para homenagear integrantes da área de segurança pública que atuam em Joinville. Eles vão receber a Medalha de Condecoração Comunitária de Segurança Soldado Jackson dos Santos. O evento acontece nesta terça-feira (6), às 19h30, no Plenário da Casa e é aberto à comunidade.

Recebem a honraria profissionais dos Bombeiros, Guarda Municipal, Instituto Geral de Perícias, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal.

A condecoração visa valorizar e reconhecer a atuação dos agentes e será concedida anualmente pelo presidente da CVJ em conjunto com o presidente da Comissão de Proteção Civil e Segurança Pública aos integrantes que, no cumprimento do dever, destacaram-se por atos de coragem, de desprendimento e de espírito de sacrifício comprovados.

O vereador Richard Harrison, autor do projeto que instituiu a Medalha, destaca a importância do evento.

“Pela legislação vigente, somente alguns integrantes e entidades condecoram com tal honraria. Buscamos homenagear quem prestou relevantes serviços à área de segurança pública em nosso Município e estimular todos aqueles que dedicam a própria vida pela do próximo”, disse.

Diferentemente de outras homenagens, a escolha dos nomes não é feita por políticos, mas sim, indicações recebidas de cada corporação.

“Não queremos fazer da Medalha Soldado Jackson dos Santos um evento político; mas sim um reconhecimento pela dedicação e superação de cada profissional”, explica Richard Harrison.

Quem são os homenageados de 2018

Abel Pereira, socorrista e brigadista do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville

Alpheu Carneiro Lins Neto, agente da Polícia Civil

Ebson Ferreira de Sousa, agente da Guarda Municipal. Também serão homenageados junto com o Ebson, os agentes Matheus de Carvalho Major e Davis Roberto Ferreira

João Machado Neto, perito criminal do Instituto Geral de Perícias

João Machado Neto, perito criminal do Instituto Geral de Perícias

 

Robismar Rodrigues Fragoso, agente da Polícia Rodoviária Federal

Saiba mais: Soldado Jackson dos Santos

Jackson dos Santos ingressou no quadro da Política Militar de Santa Catarina no ano de 1991. Faleceu em serviço durante o cumprimento do dever em 04 de outubro de 2009, enquanto se deslocava para atender uma ocorrência de fuga no Presídio Regional de Joinville. A viatura na qual estava se chocou contra um trem no cruzamento com a Avenida Getúlio Vargas.

Soldado reconhecido pelos anos de dedicação e comprometimento, condecorado com Bronze por dez anos de serviços na Polícia Militar; Brasão de Mérito Pessoal 3ª Categoria, por extrema dedicação e desempenho nas atividades do 8º Batalhão da Polícia Militar; além de receber inúmeros elogios nos batalhões onde serviu por reconhecimento de mérito.

*Windson Prado com informações de assessoria de imprensa

Quer receber as notícias no WhatsApp?