A Câmara de Vereadores de Joinville devolverá R$ 6 milhões à Prefeitura ainda esta semana. O valor economizado ao longo do primeiro semestre de 2025 é um recorde em relação aos períodos de janeiro a junho dos últimos anos e reforça o compromisso do Legislativo com a responsabilidade na gestão dos recursos públicos.
Com a antecipação da devolução, ao repassar o valor ainda no meio do ano, a Câmara amplia as possibilidades de planejamento por parte da administração municipal, que poderá incluir esses recursos no orçamento vigente com mais tempo para viabilizar obras, projetos e melhorias.
Segundo o presidente da Câmara, vereador Diego Machado (PSD), a economia foi possível graças a uma gestão comprometida com o uso eficiente do dinheiro público.
“O recurso economizado pertence aos cidadãos e dessa forma retorna para a comunidade. A devolução representa um gesto de cooperação com a Prefeitura e responsabilidade da Câmara com a população”, ressaltou.
A sugestão da CVJ é que o valor seja destinado a investimentos em infraestrutura por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), com foco em ações de manutenção viária e melhorias para a comunidade.
A prática de devolução de sobras orçamentárias ao Executivo ocorre quando o Legislativo consegue executar suas atividades com menos recursos do que o previsto. A decisão sobre como aplicar os valores devolvidos cabe à Prefeitura, mas a indicação dos vereadores funciona como uma sinalização do que tem sido percebido como prioridade pelos vereadores junto à população.
Segundo a presidência, a CVJ vai seguir atuando com foco na transparência, no equilíbrio institucional e no uso responsável dos recursos públicos, entregando soluções que impactem positivamente o dia a dia de quem vive em Joinville.