Câmara de Joinville deve ter rádio FM em 2020

Foto Nilson Bastian/CVJ

Por: Anna Carolina Vavassori

20/08/2019 - 10:08 - Atualizada em: 20/08/2019 - 10:24

Foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (19) a Portaria nº 3.563/SEI, de 15 de agosto de 2019, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que consigna à Câmara dos Deputados um canal de rádio FM em Joinville, a ser operado pela Câmara de Vereadores de Joinville, conforme acordo já firmado com a Câmara dos Deputados desde 8 de março de 2016.

A consignação do canal por parte do ministério é uma das etapas finais do processo burocrático. Agora, é a vez de a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicar ato autorizativo de funcionamento da emissora.

A expectativa é a de que a Rádio Câmara Joinville 102.3 FM entrará em funcionamento no primeiro semestre de 2020, de acordo com os planos da Diretoria de Comunicação, em parceria com a Diretoria-geral da Câmara.

TV Câmara em Joinville

A CVJ também se prepara para ter sinal aberto de TV. Em maio de 2016, a Câmara dos Deputados recebeu a consignação do canal de TV digital e em sinal aberto em Joinville. Assim como na rádio, a consignação é para a Câmara dos Deputados, mas é a Câmara de Vereadores de Joinville que vai operá-la.

O sinal de TV já existe hoje, via cabo, em canal compartilhado na NET com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A CVJ TV em sinal digital e aberto, a princípio, deve ficar para o segundo semestre de 2020.

Acordos

CVJ e Eletrosul devem firmar acordo para a utilização da estrutura da Eletrosul no alto do Morro da Boa Vista.

A manobra deve reduzir custos não apenas para as emissoras da CVJ, mas também às demais emissoras públicas da cidade (Rádio Joinville Cultural 105.1 FM, Rádio Educativa Udesc 91.9 FM e a futura Rádio Educativa do Instituto Federal de Santa Catatina), que não precisarão pagar aluguel de torre e casa-mata para suas antenas e transmissores.

Um outro acordo deve ser feito com a Alesc para compartilhamento de transmissores. A Alesc tem se comprometido a ceder transmissores para as câmaras das principais cidades do Estado. Isso deve ajudar a baratear os custos de implantação da CVJ TV, já que a estrutura para a irradiação do sinal é uma das mais caras do processo.

Hoje o custo estimado para abertura do sinal da CVJ TV e para a implantação e abertura do sinal da Rádio Câmara Joinville 102.3 FM está entre, aproximadamente, R$ 800 mil e R$ 1 milhão.

O valor é uma estimativa e pode diminuir conforme avançar o acordo com a Alesc e conforme as cotações obtidas pela Divisão de Compras da CVJ junto aos fornecedores que devem participar das licitações.

 

Com informações do jornalismo CVJ.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger