Câmara de Joinville comemora 150 anos com sessão especial nesta segunda

Foto Nilson Bastian/CVJ

Por: Windson Prado

18/11/2018 - 08:11

A CVJ (Câmara de Vereadores de Joinville) fará uma sessão comemorativa nesta segunda-feira, a partir das 19h30. O evento marca os 150 anos de história do Poder Legislativo da cidade.

Mudaram as sedes, os regimes políticos, os costumes. Permaneceu o que é primordial: trabalhar para que a vida do joinvilense seja melhor. Ao logo de 150 anos, a Câmara de Vereadores fez história e contribuiu para a construção da Joinville que temos hoje.

E tudo isso começou em 1868, quando Joinville foi elevada à categoria de município. Em setembro daquele ano, reuniram-se 231 eleitores às portas da Igreja de São Francisco Xavier para a eleição de sete parlamentares que dariam início à Câmara de Vereadores. O resultado final? O Partido Liberal levou cinco cadeiras enquanto o Partido Conservador ficou com as duas restantes.

Dom Pedro II reinava no distante Rio de Janeiro, e a então vila com 5 mil habitantes fazia sua primeira eleição. Sim, falamos de Joinville, à época, a Villa de São Francisco Xavier de Joinville. E a cidade foi se desenvolvendo, até que chegou ao ano de 1918, quando recontamos toda essa história.

E por isso, na próxima segunda-feira lançaremos a Exposição 150 anos, no hall de entrada da Câmara, faremos uma sessão comemorativa e o lançamento de um selo postal comemorativo.

Serviço

O que? Sessão Comemorativa aos 150 anos da Câmara de Joinville

Quando? Segunda-feira (19) às 19h30

Onde? Plenário da Câmara de Joinville

*Com informações do departamento de jornalismo da CVJ

Quer receber as notícias no WhatsApp?