Câmara de Florianópolis realiza sua primeira sessão virtual da história

Presidente Fabio Braga vai comandar primeira sessão virtual | Foto Édio Hèlio Ramos/CMF/Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

26/03/2020 - 17:03 - Atualizada em: 26/03/2020 - 17:48

Está marcada para a próxima segunda-feira (30), às 16 horas, a primeira sessão realizada de forma remota na história do Legislativo da Câmara Municipal de Florianópolis.

Desde que as atividades foram suspensas na semana passada, por conta da prevenção ao coronavírus imposta no Decreto Nº 515 do Governo do Estado, diante dos avanços no número de casos da doença, a equipe técnica do Legislativo estudou as soluções adotadas pelo Congresso Nacional e pela Assembleia Legislativa a pedido do presidente da CMF, Fábio Braga, para que fossem adotadas soluções similares também no Legislativo Municipal.

“Os vereadores irão votar de forma remota dentro dos mesmos sistemas digitalizados que usam já no plenário para registro de presença e para as votações nas sessões presenciais. Mas agora isso será virtualmente, com o mesmo código parlamentar e a mesma senha, que apenas eles têm acesso. É um esforço de todos parlamentares para que os trabalhos não parem mesmo com a epidemia do coronavírus”, afirmou o presidente.

O vereador Pedro Silvestre, que é o presidente da Comissão de Transparência da Câmara, já havia protocolado pedido de aprimoramento do processo legislativo.

“O contribuinte paga e paga caro, nós precisamos corresponder. Com o sistema digital, prazos e tramitações podem ser feitas virtualmente, além de manter as sessões plenárias por teleconferência”, exemplifica Pedrão.

Sessão virtual acontece na segunda-feira (30) | Foto Édio Hèlio Ramos/CMF/Divulgação

Doação de R$ 600 mil

Assim que anunciado o primeiro decreto municipal, diante das dificuldades previstas e para tentar minimizar os impactos com ações na Saúde do município, a CMF devolveu aos cofres públicos R$ 630 mil para ajudar a custear as operações de prevenção e combate ao coronavírus.

“Estivemos em contato com a prefeitura desde o primeiro dia. As ações foram imediatas, pensando na população de Florianópolis e no intuito de minimizar uma disseminação em massa do vírus, como vinha acontecendo em outros países”, destaca Fábio.

A sessão será transmitida pela TV Câmara no Canal 61.4 e também pode ser acessada pela internet, pelo canal oficial da CMF no Youtube, ou pelo site da CMF: www.cmf.sc.gov.br/tvcamara

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp