Câmara de Florianópolis faz sessão histórica online para discutir ações contra o coronavírus

Foto CMF/Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

31/03/2020 - 09:03 - Atualizada em: 31/03/2020 - 12:28

Para seguir as medidas de prevenção de combate ao coronavírus e evitar a transmissão da doença, a Câmara Municipal de Florianópolis realizou a sua primeira sessão virtual do Legislativo, nesta segunda-feira (30). Os vereadores participaram de forma remota por aplicativos que permitiram videoconferência e acesso aos seus computadores no plenário, através de seus logins e senhas próprios já utilizados em sessão.

Presencialmente, apenas o presidente Fábio Braga e dois funcionários da diretoria Legislativa responsáveis pelo andamento da sessão extraordinária.

A sessão teve teve a presença online do secretário Municipal de Saúde, Carlos Alberto Justo da Silva, conhecido como doutor Paraná, e também do prefeito Gean Loureiro, explicando as ações de combate ao Covid-19 na Capital e os próximos passos para evitar uma maior propagação do vírus na cidade.

Com a presença online de 22 vereadores e apenas uma ausência justificada, o secretário Paraná apresentou algumas informações sobre evitar um colapso no sistema da saúde e respondendo a diversas perguntas dos parlamentares, uma delas do vereador Rafael Daux (MDB), sobre o relatório que embasou a decisão sobre a quarentena e se ela poderia ser disponibilizada para vereadores.

“O relatório que embasou a quarentena veio de reuniões periódicas, são informações elaboradas por um corpo técnico de seis a oito pessoas, que são discutidas em consenso. A parte técnica não impõe a decisão política, e baseado nessas informações o prefeito toma as providências para a cidade,” destacou o secretário.

 

Na Ordem do Dia, os parlamentares discutiram e aprovaram o Projeto de Resolução 2.390/20, da Mesa Diretora da CMF, que torna válido o Sistema de Deliberação Digital (SDD), ferramenta visibiliza temporariamente as discussões e votações digitais de matérias na Casa, enquanto houver o isolamento social.

“Precisamos continuar o trabalho pela cidade, não só no combate ao coronavírus, mas em todo o seu desenvolvimento. Com certeza vamos vencer essa pandemia e a população de Florianópolis vai se recuperar e também a nossa economia”, afirmou o presidente da CMF, vereador Fábio Braga (PTB).

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp