Câmara.com Você completa 10 anos em Jaraguá do Sul

O programa Institucional Câmara.com Você, que leva conhecimento político para as escolas e proporciona aos estudantes uma vivência mais próxima ao Poder Legislativo Municipal completou esta semana 10 anos. Promovido pela Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, o programa instituído em 25 de maio de 2010, por meio da Lei n° 5580/2010.

De acordo com o coordenador do programa Joel Luís Corrêa, no programa são realizadas visitas dos alunos à Câmara, entrega de material didático, atividades pedagógicas e diversas palestras sobre política.

Somente em 2019, 1.427 estudantes do 2° e do 3° anos do ensino médio participaram do Câmara.com Você. Foram 25 palestras realizadas no ano passado, com 50 turmas atendidas, contemplando os períodos matutino, vespertino e noturno.

Ao comemorar a marca de 10 anos, Corrêa destaca que o programa tem, entre as suas conquistas, o reconhecimento da comunidade escolar.

“Não conseguiríamos realizar o nosso trabalho sem a acolhida recebida pela equipe pedagógica de cada uma das unidades escolares atendidas’, comenta.

A coordenadora de Segmento Anos Finais e Ensino Médio do Colégio Marista Maira Bachmann Wroblewski, comenta que o projeto desenvolve a consciência política, o fortalecimento da democracia, a formação da cidadania dos estudantes.

Nícolas André Baümle, agora com 19 anos, participou do programa em 2018, pelo Marista. Ele destaca que foi incentivado a questionar e pensar junto aos vereadores jaraguaenses. Nícolas conta que foi capaz de aprofundar ainda mais os conceitos de cidadania e democracia, além de entender como ocorre a divisão dos três poderes.

“Foi uma ótima oportunidade para compreender que todo cidadão tem voz, podendo exercê-la através do voto e de iniciativas populares (projetos de lei)”, destaca.

Durante as atividades do programa, os jovens são incentivados a exercer a cidadania e a valorizar o voto nas eleições. Eles também são incentivados a discutir a realidade da comunidade onde vivem e propor sugestões aos vereadores sobre possíveis projetos de lei, indicações ou qualquer outra matéria legislativa.

Estudantes da Escola Valdete Zindars visitando a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul | Foto Divulgação

Em 2012 isso deu resultado e Legislativo aprovou um projeto de lei que surgiu por meio da participação dos estudantes no Câmara.com Você daquele ano.

Promulgada pelo próprio Legislativo, a Lei Municipal n° 6457 de 2012 proíbe o uso de aparelhos sonoros no interior dos ônibus do transporte coletivo sem a utilização de fones de ouvidos.

A regra tem como objetivo impedir a perturbação dos usuários do transporte por conta de caixas de som e celulares com música alta.

Atualmente, o programa encontra-se com as atividades paralisadas por conta da pandemia do novo coronavírus. Mas logo que a situação se estabilizar o Câmara.com Você retomará suas atividades, sempre com segurança e respeito a todas as normas de saúde.

Vídeo 10 anos do Câmara.com Você: https://youtu.be/kYEU4I8H2iQ.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul