Câmara aprova lei de criação do Centro de Inovação em Jaraguá do Sul

Por: Gustavo Luzzani

13/07/2019 - 05:07 - Atualizada em: 13/07/2019 - 17:14

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei do Executivo que cria o Centro de Inovação “Novale Hub”. O projeto, que era para ser feito há quatro anos atrás, segue para sanção do prefeito municipal.

O gerente de Desenvolvimento Econômico de Jaraguá do Sul Newton Gilberto Saloman, destaca que quando foi criado o convênio com o Governo do Estado, em 2014, previa que o município teria até um ano para fazer essa lei de criação do Centro de Inovação.

Com o atraso das obras de construção do prédio, que foi inaugurado somente no ano passado, a criação dessa lei acabou sendo “esquecida” pela gestão passada. Saloman afirma que com a troca do governo em Santa Catarina, começou a ser revisto os convênios nesses modelos dos centros de inovação que vão ser inaugurados pelo estado e foi visto que o de Jaraguá do Sul não tinha sido regularizado.

“Nós só estamos regularizando perante o convênio. Essa é uma lei para atender o convênio, quanto ao Centro de Inovação, isso não vai alterar em nada, pois já foi realizada toda a questão jurídica e do modelo de gestão em 2018”, destaca.

Atualmente, oito empresas emergentes atuam no espaço, além da WEG que conta com seu laboratório de Internet das Coisas (IoT) voltado para o sistema Motor Scan instalado no local. Segundo o diretor executivo do espaço, Robert Burnett, um desafio para estas empresas é mão de obra qualificada.

“Precisamos de pessoas que trabalhem com linguagens de programação, e isto é um segmento em que profissionais fazem falta. Estamos cogitando oferecer capacitação neste sentido para suprir a demanda”, avalia.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger