A Câmara dos Deputados deve acionar a Polícia Federal (PF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Felipe Santa Cruz, após o advogado defender qeu alguém deveria “colocar uma bala na nuca” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
As informações são do portal Metrópoles.
A Comissão de Segurança Pública da Câmara já tem consenso para aprovar os requerimentos, apresentados pelo deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), cobrando a abertura de investigação contra Santa Cruz pela PF e pela PGR.
Moraes autoriza Bolsonaro a receber familiares no Dia dos Pais
O parlamentar afirma no requiremento que o ex-presidente da OAB ameaçou e incitou prática de crime contra Bolsonaro.
Caso Bolsonaro: acompanhe os desdobramentos
“Tais palavras ultrapassam os limites da crítica política ou da liberdade de expressão, adentrando o campo penal da incitação ao crime e da ameaça, podendo, ainda, ser interpretadas como violação aos princípios da moralidade e da legalidade administrativa, dada a relevância institucional de quem as profere”, argumentou Vieira de Melo.
Santa Cruz, atualmente secretário de Governo do Rio de Janeiro, escreveu o seguinte em suas redes sociais após a prisão domiciliar de Bolsonaro. “Traição aos cânones democráticos. No meu mundo ideal, seria pena de morte. Bala na nuca!”, escreveu.
Os requerimentos pedem a abertura de investigação e a instalação de inquérito policial por “clara incitação à prática de homicídio e possível ameaça à integridade física do ex-presidente Jair Bolsonaro”.
O deputado cobra a convocação de Santa Cruz para prestar depoimento e a adoção de medidas cautelares contra o ex-presidente da OAB.