Nesta sexta-feira (1º), os deputados federais, estaduais, e senadores eleitos no último pleito tomaram posse em Brasília e na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O Vale do Itapocu foi representado por Vicente Caropreso (PSDB) na esfera estadual, enquanto Fabio Schiochet (PSL) e Carlos Chiodini (MDB) iniciaram seus cargos na Câmara.

Os deputados estaduais foram os primeiros a tomar posse em cerimônia que ocorreu no Plenário Deputado Osni Régis, com início pouco depois das 9 horas. Os 40 políticos compõem a 19ª legislatura na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Por ser o parlamentar mais idoso e com maior número de mandatos na Alesc, o deputado Romildo Titon (MDB) comandou a posse que contou com a presença do governador Carlos Moisés da Silva (PSL), prefeitos e demais políticos.

Vicente Caropreso em sua posse como deputado estadual | Foto Divulgação

A Alesc registrou uma renovação de 55% no parlamento estadual. São 22 deputados eleitos, que se juntarão aos 18 deputados reeleitos.

Logo após a posse, houve a eleição do presidente da Casa, com Julio Garcia (PSD) sendo eleito por unanimidade após votação nominal. Ele foi o único candidato à presidência da Casa.

Garcia vai assumir o posto para o biênio 2019-2021. Ele já esteve nesse cenário entre 2005 e 2008. Em seu discurso, o novo presidente da Alesc disse que Santa Catarina não é bela só por suas belezas naturais, mas porque políticos atuaram em prol do Estado. "Sou político e tenho orgulho de ser político", relata.

Julio Garcia já presidiu a Alesc entre 2005 e 2008 | Foto Fabio Queiroz/Agência Alesc

A composição da Mesa Diretora da Alesc ficou assim constituída:

  • Presidente - Julio Garcia (PSD)
  • 1º vice-presidente - Mauro de Nadal (MDB)
  • 2º vice-presidente - Rodrigo Minotto (PDT)
  • 1º secretário -  Laércio Schuster (PSB)
  • 2º secretário - Padre Pedro Baldissera (PT)
  • 3º secretário - Altair Silva (PP)
  • 4º secretário - Nilso Berlanda (PR)

Perfil dos 40 deputados estaduais

Gênero: 35 (88,5%) são homens e 5 (12,5%) são mulheres.
Cor: A Alesc não possui levantamento sobre a cor declarada de cada deputado eleito.

Câmara dos Deputados

Em cerimônia que começou as 10h, a Câmara empossou os deputados federais eleitos em outubro de 2018. Entre eles, dois parlamentares da região: Fábio Schiochet (PSL) e Carlos Chiodini (MDB).

O novo mandato de quatro anos tem o maior percentual de mulheres e novatos em mais de 30 anos. Dos 513 deputados que tomaram posse, 244 estão no posto pela primeira vez.

Após dois mandatos na Alesc, Chiodini migra para a Câmara de Deputados | Foto Divulgação

A bancada feminina na Câmara será composta por 77 deputadas, o que corresponde a 15% da composição da Casa. O percentual é maior do que os 10% (51 deputadas) alcançado nas eleições de 2014, que era o recorde até então.

Outro dado histórico na legislatura atual está no número de partidos com assento na Câmara de Deputados - são 30 diferentes legendas representadas na Casa a partir de agora. Pela primeira vez na história, a Câmara contará com uma deputada indígena: Joênia Wapichana, eleita pela Rede de Roraima.

Perfil dos 513 deputados federais

Gênero: 436 (85%) são homens e 77 (15%) são mulheres.
Cor: 388 (75%) se declaram brancos, 104 (20%) se declaram pardos e 21 (5%) se declaram pretos.

Senado

O Senado voltou aos trabalhos com a maior renovação desde a redemocratização. Das 54 vagas que estavam em disputa no último pleito, 46 estão sendo ocupadas por novos nomes. Os senadores empossados terão mandato de oito anos, que se encerra em janeiro de 2027.

Outra novidade é que, em 2019, o Senado terá o primeiro parlamentar declaradamente homossexual: Fabiano Contarato (Rede-ES).

Até o momento, os 81 senadores que exercerão mandato em 2019 estão divididos entre 16 partidos. O número de siglas pode mudar ao longo da legislatura. Em 2018, o Senado encerrou o ano com 17 legendas.

A reunião de posse foi conduzida por Davi Alcolumbre (DEM), único senador remanescente e em exercício de mandato da Mesa Diretora de 2018, presidida por Eunício Oliveira (MDB).

Perfil dos 81 senadores

Gênero: 69 (85%) são homens e 12 (15%) são mulheres.
Cor: 63 (77%) se declaram brancos, 15 (19%) se declararam pardos e 3 (4%) se declararam pretos.

 


Quer receber as notícias no WhatsApp?