“BR-280 e SC-108 estiveram entre as prioridades dos deputados da região de Jaraguá do Sul este ano”

Foto: Acijs/Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

04/12/2019 - 06:12

Os deputados federais Carlos Chiodini (MDB) e Fábio Schiochet (PSL), e o deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB), que formam a base de representação política da nossa região, demonstraram em suas apresentações na Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) na segunda-feira (2) uma sintonia para fazer com que questões tão importantes para o Vale do Itapocu sejam resolvidas.

Entre estas estão o andamento da duplicação dos trechos estadual e federal da BR-280 e as obras de recuperação da SC-108 que foram unânimes entre os três deputados.

A bandeira da mobilidade na região de Jaraguá do Sul é a mesma dos três parlamentares e isto demonstra que eles sabem que só com a melhoria da infraestrutura das estradas é que poderemos ter a garantia do crescimento econômico tão merecido e esperado pelos quase 300 mil habitantes dos cinco municípios do Vale do Itapocu.

Chiodini, Schiochet e Caropreso também deixaram claro que trabalharam em parceria com os governos estadual e federal para aprovação de projetos importantes para que o País e o Estado retomassem o caminho do crescimento. Da parte dos deputados federais foram citadas a aprovação da reforma da Previdência, o apoio às reformas administrativa e tributária e projetos e solicitações que eles apresentaram ou apoiaram e que também mexem com a vida da população.

Schiochet destacou que o percentual de votação aos projetos de Bolsonaro chegou a 99,32%.

“Estive com o presidente em quase todas as votações, pois os projetos eram importantes para promover mudanças no nosso País”, comentou.

Chiodini também demonstrou ter votado com o governo, mesmo em assuntos impopulares. Além disso, deixou claro que Santa Catarina precisa de uma melhor atenção por parte do governo federal.

“Enquanto nosso Estado ocupa a 5ª posição do PIB per capita nacional, a Bahia está em 23º lugar. Quanto ao Índice de Desenvolvimento Humano, SC está em 3º lugar no País e a Bahia ocupa a 22ª posição. Mas na hora de receber sua justa parte, SC fica em penúltimo lugar perante todos os estados brasileiros. Precisamos mudar esta situação”, ressaltou.

Estímulo ao diálogo

Já Caropreso destacou que sua aproximação do governador Moisés foi por confiar no trabalho que tem sido feito até agora no Estado.

“Solicitei o atendimento de demandas importantes para a saúde como o auxílio aos hospitais filantrópicos e a retomada da obra de duplicação do trecho estadual da 280 e tivemos este retorno do governo”, frisou.

Além das demandas de infraestrutura, saúde, educação, mobilidade e outras áreas, os deputados também apresentaram aos empresários e políticos presentes na Acijs, os valores de emendas coletivas e individuais que foram destinadas para as cidades da região. Numa conta rasa, chegam a quase R$ 40 milhões da parte dos três.

E era de se esperar isto dos deputados, já que há 16 anos, a região penava por não ter representação política em Brasília e agora conta com dois parlamentares, além de manter um deputado estadual na Capital do Estado que já está em seu segundo mandato consecutivo.

Para o presidente da Acijs Anselmo Luiz Jorge Ramos, ao convidar os parlamentares para a apresentação do balanço do ano, as entidades empresariais buscaram dar oportunidade aos associados e comunidade para conhecerem detalhes dos trabalhos realizados, bem como estimularam o diálogo sobre temas atuais da agenda nacional.

O espaço também foi para que os deputados fizessem uma projeção sobre o trabalho a ser realizado no próximo ano.

“Além dos assuntos que impactam no dia a dia das empresas, em questões que dizem respeito à retomada econômica, como as reformas em debate no Congresso Nacional, ou no âmbito da administração estadual, no encontro foram reforçados pleitos da região para melhorar a infraestrutura e em setores como saúde, educação e mobilidade, entre outras áreas”, concluiu Ramos.

Lunelli e Gruner são convidados da plenária da Acijs do dia 9

Na próxima segunda-feira (9) o prefeito de Jaraguá do Sul Antídio Lunelli (MDB) e o presidente da Câmara de Vereadores Marcelindo Gruner (PTB) são os convidados da plenária semanal da Associação Empresarial (Acijs) para apresentarem um balanço das ações realizadas em 2019 e planos para 2020. O encontro acontece a partir das 18h no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas).

CURTAS

Frente parlamentar

O presidente da Acijs Anselmo Ramos, solicitou aos deputados presentes na plenária de segunda-feira, apoio para que seja realizado em Jaraguá do Sul encontro da Frente Parlamentar em Prol da Duplicação da BR-280 já em janeiro de 2020.

Em maio deste ano, o encontro foi realizado em Araquari. “Queremos saber do governo federal quais são os projetos para a BR-280, daí a importância deste encontro ser realizado em nosso município”, comentou Ramos.

Hemosc

O vereador jaraguaense Anderson Kassner (PP) voltou a cobrar do deputado Fábio Schiochet (PSL) esta semana a transferência do Hemosc do espaço no Hospital São José para a antiga sede da ADR de Jaraguá do Sul.

Com essa transferência, o Hospital teria um espaço a mais para o atendimento da população. Em resposta, Schiochet disse que deve levar este pleito ao governador logo no início do próximo ano.

Moção

Moção de repúdio assinada pelos vereadores jaraguaenses será encaminhada ao jornalista do Tab Uol que teve matéria publicada na semana passada no portal intitulada: ”Festa mistura carabina e cerveja, com miss armada e criança atirando”.

Na moção apresentada ontem na Câmara, os vereadores destacam que “a matéria foi desrespeitosa ao município, onde apresenta um discurso desmoralizante da Schützenfest, realizada tradicionalmente realizada há 31 anos.”

Pacto federativo

Cerca de mil prefeitos de todo o País movimentaram Brasília na terça-feira (3) contra a Proposta de Emenda à Constituição do Pacto Federativo.

A PEC, enviada pelo governo ao Congresso, propõe a extinção de municípios que não atingirem, em 2023, o limite de 10% dos impostos sobre as receitas totais e que tenham população de até cinco mil habitantes.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger