Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Bolsonaro participa de ato por anistia em Brasília

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Por: Pedro Leal

07/05/2025 - 17:05 - Atualizada em: 07/05/2025 - 17:27

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participam nesta quarta-feira (7) de um ato na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O ato foi convocado pelo ex-presidente, que também acompanha a manifestação que pede a anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro no centro da capital.

As informações são do portal G1.

A concentração começou por volta das 16h, na antiga Funarte, e os manifestantes caminham pelo Eixo Monumental (Via S1) até a Avenida José Sarney, próximo ao Congresso Nacional. O trânsito fica parcialmente bloqueado durante a manifestação.

A convocação pelo ex-presidente foi realizada via Instagram:

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro participa do ato. Bolsonaro esteve internado por três semanas após cirurgia para desobstruir o intestino e recebeu alta no último domingo (4).

O ato ocorre após a a Primeira Turma do STF decidir tornar réus o ex-presidente Bolsonaro e mais 20 aliados por tentativa de golpe em 2022.

Os cinco ministros votaram para aceitar a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Agora, os acusados passam a responder a um processo penal que pode levar a condenações com penas de prisão.

Uma pesquisa Quaest divulgada em abril aponta que 56% dos brasileiros se opõe à anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2022, enquanto 34% defendem que o grupo seja solto – quer por achar que a prisão não deveria ter ocorrido, ou porque já estariam presos há tempo demais. O restante (10%) não sabia ou não respondeu.

O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, considerou as respostas das 2.004 pessoas entrevistadas, entre 27 e 31/03. O nível de confiabilidade é de 95%, e a margem de erro, de 2 pontos.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).