Bolsonaro envia pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes ao Senado

Foto Carlos Moura/SCO/STF

Por: Thomas Madrigano

20/08/2021 - 19:08 - Atualizada em: 20/08/2021 - 19:22

O presidente Jair Bolsonaro enviou nesta sexta-feira (20) o pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes ao Senado.

No último dia 14, Bolsonaro havia manifestado no Twitter que levaria ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, um pedido para que seja instaurado um processo contra os ministros Alexandre de Moraes e Luís Barroso, conforme o art. 52 da Constituição Federal.

Um dia antes desse posicionamento, Alexandre de Moraes havia determinado a prisão preventiva de Roberto Jefferson, presidente do PTB e aliado de Bolsonaro.

Nos últimos meses, diversos influenciadores e aliados do presidente têm sido alvo de investigações e mandados.

Nesta sexta-feira, a Polícia Federal (PF) cumpriu 13 mandados contra apoiadores de Bolsonaro, expedidos por Alexandre de Moraes. Seis deles foram cumpridos em Santa Catarina.

“De há muito, os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, extrapolam com atos os limites constitucionais”, disse Bolsonaro, no dia 14.

Rodrigo Pacheco está em Minas Gerais, seu domicílio eleitoral. Em fala recente, sobre um possível pedido de impeachment dos ministros do STF, ele disse que esperaria um ato oficial para se posicionar.

“Vamos aguardar os desdobramentos. Naturalmente que toda iniciativa do presidente da República deve ser considerada, mas é melhor aguardar que os acontecimentos surjam para que haja, então, um posicionamento formal do Senado Federal”, disse Pacheco, na ocasião.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Thomas Madrigano

Jornalista sempre em busca da notícia.